Jean-Luc Godard disse certa vez que Albert Maysles era o melhor cinegrafista americano. Ele, que junto com o irmão David Maysles, desenvolveu a partir do início dos anos 1960 o que se convencionou chamar de “cinema verdade”. Os documentários da dupla influenciaram, e ainda influenciam, geração após geração de cineastas, em todo o mundo. Seja de ficção ou de não-ficção. Eles já haviam operado as câmeras para o cineasta Robert Drew, que acompanhou John F. Kennedy em dois momentos importantes nos filmes Primárias e Crise. Haviam também acompanhado a primeira visita dos Beatles aos Estados Unidos e realizado um belo trabalho sobre “caixeiros-viajantes”. Em 1969 foi a vez dos Rolling Stones, no documentário Gimme Shelter. Os Maysles mostram com imagens impactantes toda a energia da banda inglesa durante sua turnê americana. Foi durante essa série de shows que um jovem foi assassinado na cidade de Altamont. Esse acontecimento trágico é apontado por muitos estudiosos do período como o marco final do sonho de um mundo repleto de paz e amor. Estava em cheque a postura rebelde de toda uma geração. Gimme Shelter revela todas essas transformações e muito mais.
GIMME SHELTER (Gimme Shelter – EUA 1970). Direção: Albert Maysles e David Maysles. Documentário. Duração: 97 minutos. Distribuição: Warner.
Uma resposta
Trata-se, aqui, de um filme absolutamente EXTRAORDINÁRIO! Os irmão Maysles me influenciaram desde o início do meu trabalho como documentarista, me influenciam hoje, agora, neste instante, e sim, continuarão comigo por todos os meus dias. Tenho dito!