O roteirista e dramaturgo americano Neil Simon iniciou sua carreira no final da década de 1940 escrevendo para a televisão. A partir de 1963 ele começou a escrever também peças teatrais, que depois foram adaptadas para o cinema. É deste período, até o final do anos 1980, que seu nome tornou-se sinônimo de sucesso, tanto na Broadway como em Hollywood. A Garota do Adeus, dirigido por Herbert Ross em 1977, é apenas mais um exemplo de seu talento como autor de histórias que misturam drama, romance e humor. Neste filme, Paula (Marsha Mason) é uma ex-dançarina que mora em Nova York com a filha Lucy (Quinn Cummings), de nove anos, e um namorado. Certo dia, o namorado, que é ator, a abandona. Para sua surpresa, ele subloca o apartamento para Elliot (Richard Dreyfuss), também ator e cheio de manias. Os dois passam a dividir o espaço, porém, não demora muito e começam os atritos entre eles. O texto de Neil Simon flui com muita naturalidade. Principalmente quando encontra um diretor como Herbert Ross, que sabe como conduzi-lo com leveza. Além disso, a química que se estabelece entre Richard Dreyfuss, que ganhou o Oscar de melhor ator por este papel, e Marsha Mason funciona perfeitamente.
A GAROTA DO ADEUS (The Goodbye Girl – EUA 1977). Direção: Herbert Ross. Elenco: Richard Dreyfuss, Marsha Mason, Quinn Cummings, Paul Benedict, Barbara Rhoades e Theresa Merritt. Duração: 111 minutos. Distribuição: Classicline/Livraria Cultura.
Respostas de 2
É desses filmes para ver e rever e rever intermináveis vezes. Desses que, a cada reprise na TV, fica impossível não continuar assistindo.
Ademais, um Richard Dreyfuss em momento iluminado.