Michelangelo Antonioni já era um dos maiores cineastas italianos e também um dos mais premiados, respeitados e influentes do mundo. Blow Up: Depois Daquele Beijo foi seu primeiro filme inteiramente estrangeiro. O que significa: rodado fora da Itália e falado em inglês. Inspirado no conto Las Babas del Diabo, do escritor argentino Júlio Cortázar, adaptado pelo próprio Antonioni junto com Tonino Guerra. Acompanhamos aqui o trabalho do fotógrafo Thomas (David Hemmings). Ao revelar uma série de fotos feitas de um casal que estava em um parque, ele não vê nada e ao mesmo tempo vê tudo. Não se deixe enganar pelo que é mostrado. As aparências enganam e a verdade precisa de um olhar mais atento e apurado para ser percebida. A qualidade está presente no roteiro, na direção, na fotografia, na trilha sonora, na escolha do elenco, enfim, em todo o conjunto. Blow Up funciona hoje como um instantâneo da efervescência cultural londrina de meados dos anos 1960, na música, na moda e nas artes. Inclusive com a participação especial do grupo Yardbirds e seus dois virtuosos guitarristas Jimmy Page e Jeff Beck. Antonioni sabia como poucos trabalhar o silêncio e o olhar. Temos sempre, pelo menos, três pontos de vista. Existe o que vemos, o que Thomas vê e o que a câmara vê. A verdade pode estar em todos os lugares ou em nenhum. E isso torna essa obra algo transcendental, que vai além dos limites do espaço fílmico. Um algo a mais que pode ser resumido na partida de tênis sem uma bola em disputa. Brian De Palma fez uma bela homenagem a este filme com o espetacular Um Tiro na Noite, em que troca a imagem pelo som. Por este trabalho, Antonioni ganhou a Palma de Ouro de melhor diretor no Festival de Cannes.
BLOW UP: DEPOIS DAQUELE BEIJO (Blow Up – Inglaterra/Itália/EUA 1966). Direção: Michelangelo Antonioni. Elenco: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles, Jane Birkin, John Castle, Peter Bowles, Gillian Hills e Verushka von Lehndorff. Duração: 114 minutos. Distribuição: PlayArte/Versátil.
Uma resposta
Filme de Mestre para quem ama o cinema.