E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN

O cineasta francês Jean-Pierre Jeunet iniciou sua carreira com dois filmes estranhos, mas, visualmente impactantes: Delicatessen e Ladrões de Sonhos. Depois, foi para os Estados Unidos dirigir Alien: A Ressurreição. Jeunet não se adaptou bem ao estilo de produção hollywoodiano. De volta à França, decidiu superar seu trauma realizando um filme alegre, colorido e cheio de vida. Deste desejo nasceu a ideia para O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. A personagem de Amélie foi inicialmente pensada para a atriz inglesa Emily Watson, que terminou não podendo participar. Em seu lugar foi contratada a estreante Audrey Tautou, descoberta em um teste. Jeunet fez alguns ajustes no roteiro e transferiu a ação para o bairro parisiense de Montmartre. O visual e as cores do filme tiveram inspiração nas pinturas do brasileiro Juarez Machado. A história não é precisa em relação ao tempo em que ela acontece. A única referência temporal mostrada diz respeito à morte da princesa Diana, que ocorreu em Paris, em 31 de agosto de 1997. O tom da narrativa é de fábula. Amélie encontra por acaso uma pequena lata com brinquedos e figurinhas. Ela decide então devolvê-la ao seu legítimo dono e promete que, caso seja bem sucedida, ajudará outras pessoas. Como é comum na obra de Jeunet, temos diversas personagens secundárias bem curiosas e carismáticas. No meio do caminho o filme se transforma em uma história de amor. Porém, Jeunet não abandona em momento algum suas raízes “subversivas”. O filme carrega sempre um “q” de perversão. E é justamente isso que fornece o equilíbrio necessário para que a história não caia no lugar comum.
O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN (Le Fabuleux Destin D’Amélie Poulain – França 2001). Direção: Jean-Pierre Jeunet. Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz e Dominique Pinon. Duração: 121 minutos. Distribuição: Imagem.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Respostas de 5

  1. Marden,
    Tenho notado que os comentários têm se limitado a descrever parte da história do filme, sem revelar muito suas críticas a respeito. É esta a proposta? Espero que sim, pois Amelie, na verdade, é muito mais empolgante do que está fazendo parecer ser.
    Parábens pela iniciativa!

  2. Este filme é muito bom ! Significa muito pra mim e minha esposa ! É o nosso filme predileto …
    Ele merecia mais detalhes na critica ! Você esqueceu de falar da maravilhosa trilha sonora (Yann Tiersen) … que consegue ser até melhor que o próprio filme

  3. Acredito que a intenção do Marden ao escrever neste Blog seja o de despertar a curiosidade das pessoas para determinados filmes.
    Eu amei o filme O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN, nossa família já assistiu diversas vezes. O filme mexe com a vontade que existe em nós em querer mudar a vida dos outros, ainda bem que para melhor, além disso é muito divertido. Os diálogos, os tipos de personagens que aparecem se identificam muito com qualquer um de nós, ou de alguém muito próximo da gente.
    Beijocas.

  4. Esse eu tenho em casa! Adoro esse filme! Mas confesso que sei uma enjoada dele uma época em que ele ficou pop e caiu no gosto das pessoas.

    Agora que todo mundo esqueceu dele, eu voltei a gostar 🙂

    Um filme a menos pra ver do seu projeto 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES