Tudo em Assim Caminha a Humanidade é grandioso. Seja pela produção caprichada que conta a história de três gerações de uma rica e influente família do Texas. Ou pelo elenco, composto por dois astros em ascenção, Elizabeth Taylor e James Dean, juntos com um time de veteranos e outros estreantes de grande talento. Ou ainda pelo roteiro, escrito por Fred Guiol e Ivan Moffat, a partir do romance de Edna Farber. Ou quem sabe pela direção experiente e apaixonada de George Stevens. Uma história que trata de conflitos amorosos, raciais e familiares aliados a disputas econômicas entre grandes fazendeiros e magnatas do petróleo. O clima é de um verdadeiro faroeste. O título original, Giant (gigante), resume e faz jus ao espírito do filme. Mas eu prefiro a poesia do título brasileiro. Foi o último trabalho do ator James Dean, que morreu em um acidente de carro pouco depois das filmagens e nem chegou a ver o filme pronto. Apesar da longa duração, não cansa um minuto sequer. Indicado ao Oscar em dez categorias, ganhou apenas uma, a de melhor direção. Cinemão da melhor qualidade. Para ser visto com a sala de cheia de gente e o balde transbordando de pipoca.
ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (Giant – EUA 1956). Direção: George Stevens. Elenco: Rock Hudson, Elizabeth Taylor, James Dean, Carroll Baker, Mercedes McCambridge, Sal Mineo, Jane Withers, Chill Wills, Dennis Hopper, Judith Evelyn, Paul Fix e Rod Taylor. Duração: 201 minutos. Distribuição: Warner.
Respostas de 2
Assista. Puro e simplesmente: assista! Qualquer novo texto seria redundância. O Marden já escreveu o necessário. Assim Caminha a Humanidade é desses filmes que nunca esquecemos, e empolga uma barbaridade… como toda obra prima.
É impossível não ser fisgado pela saga… é só começar a assistir que não dá pra largar, e a beleza hipnotizante da LIZ TAYLOR tá inclusa no pacote. Ta na minha lista TOP e o dvd na coleção. Lulu Santos tem uma música com o mesmo nome, mas a letra não tem relação e imagino que seja apenas coincidencia.
JOPZ