Dirigido por Matteo Garrone e baseado no livro homónimo de Roberto Saviano, Gomorra foi um dos filmes mais aplaudidos no Festival de Cannes de 2008 e vencedor do Premio Especial do Júri. Trata-se de uma história de ficção, porém, com fortes vínculos com a realidade ao mostrar como funciona o crime organizado na Itália. Não por acaso, o autor do livro e o diretor foram jurados de morte. A trama acontece nas províncias de Nápoles e Caserta, onde os moradores têm que enfrentar e obedecer as regras do sistema conhecido por Camorra. O roteiro apresenta cinco histórias que seguem em paralelo e traçam um painel vigoroso que se sustenta no tripé poder, dinheiro e sangue. É incrível ver a maneira como o crime se ramifica na vida das pessoas mais comuns. Garrone se inspirou nos policiais americanos dos anos 1970 e no cinema político italiano da mesma época. Outra marca forte de Gomorra é seu caráter documental. O elenco, composto por atores desconhecidos do grande público, é de extrema eficiência, o que reforça ainda mais o realismo do filme. Seco, envolvente, direto e impactante Gomorra é mais que imperdível, é obrigatório.
GOMORRA (Gomorra – Itália 2008). Direção: Matteo Garrone. Elenco: Salvatore Abruzzese, Simone Sacchettino, Salvatore Ruocco, Vincenzo Fabricino, Vincenzo Altamura, Italo Renda, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Striano e Carlo Del Sorbo. Duração: 137 minutos. Distribuição: Paris Filmes.
Respostas de 2
Uma dica para uma trilogia em pleno domingo ou feriado: Gomorra, Cidade de Deus e Scarface [versão do De Palma]. Imperdível!
A estrutura narrativa do filme foi o que mais me agradou…
Gostaria de ver outros filmes do Matteo Garrone, mas são difíceis de se achar.