Considerado por muitos como a obra-prima de Steven Spielberg, A Lista de Schindler era um projeto que originalmente seria dirigido por Martin Scorsese. Quando Spielberg decidiu assumi-lo, Scorsese teve como compensação a produção de Cabo do Medo. Não que Spielberg não soubesse desde o início da existência do roteiro. Ele apenas não se sentia preparado para dirigi-lo, uma vez que a história lidava com fortes elementos de sua herança judia. Spielberg iniciou as filmagens de A Lista de Schindler na Polônia, logo após a conclusão de Jurassic Park, cuja montagem ele acompanhou através de videoconferência. O filme conta a história real de Oskar Schindler (Liam Neeson), um vaidoso e ambicioso industrial alemão que durante o regime nazista termina por salvar a vida de 1.100 judeus. Por decisão do diretor, o filme foi fotografado em preto-e-branco por Janusz Kaminski. Spielberg disse que não conseguia enxergar aquele período em cores. Além da carismática personagem principal, vivida com segurança por Neeson, outra forte presença em cena é a do oficial nazista Amon Goeth, interpretado pelo então desconhecido Ralph Fiennes. A Lista de Schindler foi o grande vencedor do Oscar 1994, quando conquistou sete prêmios: melhor filme, direção, roteiro adaptado, fotografia, montagem, cenografia e trilha sonora. Preste atenção na seqüência de apresentação de Oskar Schindler, um primor de concisão cinematográfica.
A LISTA DE SCHINDLER (Schindler’s List – EUA 1993). Direção: Steven Spielberg. Elenco: Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagalle, Embeth Davidtz, Ludger Pistor, Beata Paluch, Eugeniusz Priwieziencew, Vili Matula, Beatrice Macola e Jerzy Nowak. Duração: 195 minutos. Distribuição: Universal.
Respostas de 4
Um dos bons momentos da cinematografia de Spielberg. Há de ter um coração de pedra para não se emocionar!
Completando Douglas: onde não se encontra emoção, se encontra respeito. Spielberg usou todo seu conhecimento e todas as suas referências para construir essa obra, que ainda hei de admirar completamente, em décadas.
Um filme que tem muita técnica e especialmente muita arte.
Lindo, histórico, dramático… Enfim, um super filme.
eu tenho um receio com esse tipo de filme porque eu sempre acho que vou sair do sofá com aquela sensação de que já vi aquilo em algum lugar.
com esse filme, não foi assim.