Costumam dizer que filho de peixe, peixinho é. No caso do cineasta Jason Reitman, filho do também cineasta Ivan Reitman, essa equação talvez funcione ao contrário. Amor Sem Alturas, péssima tradução nacional para Up in the Air, é seu terceiro filme. Acompanhamos o dia-a-dia de Ryan Bingham (George Clooney), um cara que passa mais tempo voando do que em terra firme. Seu trabalho é demitir aqueles funcionários que os patrões não têm coragem de dispensar. Em tempos de crise econômica, Ryan não tem do que reclamar, afinal, serviço é o que não falta. Em uma das viagens ele conhece Alex (Vera Farmiga). Paralelo a isso, Ryan precisa treinar Natalie (Anna Kendrick), uma colega de empresa que desenvolveu um novo sistema de demissão. Reitman, autor do roteiro a partir do romance de Walter Kirn, desenvolve uma história aparentemente cínica para discutir questões mais sérias como solidão, desemprego, adequação e relações familiares e amorosas. Tudo isso embalado por uma trilha sonora acertada, uma montagem ágil, tomadas aéreas inusitadas e criativas, além de um elenco cheio de carisma e extremamente a vontade em cena. Precisa mais?
AMOR SEM ESCALAS (Up in the Air – EUA 2009). Direção: Jason Reitman. Elenco: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, Amy Morton, Melanie Lynskey, J.K. Simmons, Sam Elliott e Danny McBride. Duração: 109 minutos. Distribuição: Paramount.
Respostas de 2
Eu achei que o filme tem uma forte pretensão para ser CULT, mas pra mim não conseguiu ir além da pretensão. Não kurti.
JOPZ
Gostei muito do filme. Dentre os atores, achei ótima a atuação de Anna Kendrick, principalmente se compararmos com seu papel como a coleguinha de escola da namoradinha do vampiro!