Após o estrondoso sucesso de Guerra nas Estrelas em 1977, George Lucas tinha agora um desafio maior ainda. Ele precisava realizar uma continuação que fosse no mínimo tão boa quanto o filme original e, como assumiu integralmente a produção levantando sozinho os 25 milhões de dólares gastos na produção, seu risco era, portanto, duplo. Desta vez, era preciso agradar os fãs e os bancos que emprestaram o dinheiro. Para felicidade de todos, O Império Contra-Ataca, oficialmente o “Episódio V” da grande saga idealizado pela cineasta, não só superou o filme anterior como é, por unanimidade, aclamado como o melhor de todos os seis. Atuando como produtor e argumentista, que é o que ele sabe fazer melhor, Lucas contratou o diretor Irvin Kershner, que havia sido seu professor no curso de Cinema da Universidade da Califórnia do Sul e entregou um esboço da trama para Lawrence Kasdan, que havia sido indicado por Steven Spielberg, escrever o roteiro. Além das personagens já conhecidas, somos apresentados a Yoda (uma espécie de muppet manipulado por Frank Oz), que é o maior dos mestres Jedi, e a Lando Calrissian (Billy Dee Williams), amigo de Han Solo e administrador da Cidade das Nuvens. Claro, aparece também o caçador de recompensas Boba Fett (Jeremy Bulloch). Apesar de ser um filme de transição, uma vez que liga a história do Episódio IV ao Episódio VI, O Império Contra-Ataca consegue funcionar muito bem como uma grande e autônoma aventura espacial. Muita ação, personagens bem construídas, romance, traições, superação, além de efeitos especiais de tirar o folego e uma revelação espetacular que pegou todo mundo de surpresa fazem deste Episódio V um filme inesquecível. Foi graças a ele que George Lucas conquistou aquilo que todo artista almeja: independência financeira e criativa.
STAR WARS – EPISÓDIO V: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (Star Wars – Episode V: The Empire Strikes Back – EUA 1980). Direção: Irvin Kershner. Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, James Earl Jones, David Prowse, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, Peter Mayhew, Frank Oz, Alec Guinness, Kenny Baker e Jeremy Bulloch. Duração: 124 minutos. Distribuição: Fox/Disney+.
Respostas de 6
Marden, você entende o motivo da trilogia inicial (que veio muito depois) não chegar aos pés dessa? O simples fato dele não ter contratado um roteirista bom fez essa diferença toda? Uma pena ficar com duas partes tão desproporcionais como ficaram.
Não só isso, Washington. O George Lucas tem muitas qualidades, porém, é um roteirista sofrível e um diretor limitado. Ele é fabuloso na produção e na criação de histórias. Ele quis manter um controle muito grande na primeira trilogia e por isso, não dividiu o trabalho com ninguém e fez tudo sozinho: roteiro, direção e produção. Deu no que deu. Tenho certeza que o resultado teria sido diferente se ele tivesse feito o mesmo que fez nos episódios V e VI.
Tai o emoticon do darth vader e que não sintetiza minha resposta…
(8<|
apenas me fez lembrar que o cartunista Bennet fez um comentário bem interessante no blog dele dizendo que o VADER provavelmente vem do alemãO VATER que significa pai… no mínimo curioso…
http://benettblog.zip.net/arch2011-12-01_2011-12-31.html#2011_12-01_23_36_04-128207675-0
e a marcha imperial do Vader?
tal e qual a marcha imperial do Hitler. Com certeza muito além da mórbida semelhança…
E quantos personagens passaram por tantas transformações quanto ele? Acho que só o kara da mosca…!
http://b1brasil.blogspot.com/2011/12/tudo-na-vida-sao-fases.html
muito mais poderia ser dito, deixo aqui a sugestão para o Marden, além dos posts sobre filmes fazer alguns posts sobre personagens, esses do naipe do Darth Vader que foram além do filme e da estõria e viraram icones, símbolos, referências, muito imitados, citados, adorados e avacalhados em incontáveis tirinhas, peças, filmes e bla bla bla…
Seria Darth Vader o “PAI DOS HOMENS DE PRETO”, o verdadeiro “HOMEM DA CAPA PRETA”, um dos personagens mais emblemáticos do cinema ou apenas um fenômeno de mídia?
(8<|
JOPZ
Jopz, sua sugestão já estava nos meus planos, ainda sem data de início, para quando eu migrar e ampliar o conteúdo do blog em um site.
Legal!
Caso precise de serviços de um programador/webdesigner pode entrar em contato comigo =)