Antes de tudo, Zodíaco não é um filme fácil. Aliás, os filmes dirigidos por David Fincher não costumam ser fáceis. Outro ponto importante: é um policial, porém, mais do que isso, trata-se de um filme sobre obsessões. Com roteiro de James Vanderbilt, baseado no livro escrito por Robert Graysmith, Zodíaco relata uma série de assassinatos ocorridos na região de San Francisco, na Califórnia, no início dos anos 1970. Três pessoas têm suas vidas transformadas por conta da obsessão que desenvolvem em relação ao serial killer e seus crimes. Mark Ruffalo é o policial David Toschi, que conduz as investigações. Robert Downey Jr., é o jornalista Paul Avery, do jornal San Francisco Chronicle e Jake Gyllenhaal vive o cartunista do mesmo jornal, Robert Graysmith e autor do livro que deu origem ao filme. Os três tentam descobrir a identidade do criminoso e nessa cruzada terminam por sacrificar muito de suas próprias vidas. Fincher realiza uma obra com a estética dos bons policiais dos anos 1970, com cores e enquadramentos que remetem aos filmes daquele período. O elenco, essencialmente masculino, está excepcional nesta perturbadora história que ao final, deixa mais perguntas do que respostas. E isso, pelo menos para mim, é muito bom. Uma curiosidade: o assassino de Perseguidor Implacável (Dirty Harry), filme dirigido por Don Siegel e estrelado por Clint Eastwood, é inspirado no verdadeiro Zodíaco.
ZODÍACO (Zodiac – EUA 2007). Direção: David Fincher. Elenco: Mark Ruffalo, Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr., Anthony Edwards, Brian Cox, Charles Fleischer, Zach Grenier, Philip Baker Hall, Elias Koteas, John Lacy e Chloë Sevigny. Duração: 158 minutos. Distribuição: Warner.
Respostas de 3
Nossa, se tem uma sensação que me despertou neste filme, é a de inquietação, e acredito que é uma das idéias deste filme, muito bom mesmo… Recomendo.
assisti uma outra versao, exelente filme..vo ve essa agora…
Intrigante… sai do cinema e fui pra internet ler e pesquisar mais sobre essa historia.
JOPZ