O roteirista Charlie Kaufman tem um estilo tão pessoal e original que os filmes realizados a partir de seus roteiros parecem ter sido dirigidos por ele mesmo. Em Adaptação, além de ele manter-se fiel ao seu padrão, encontra espaço para a metalinguagem ao “brincar” com o próprio ato de escrever um roteiro. No caso, a adaptação do romance O Ladrão de Orquídea, escrito por Susan Orlean, personagem de Meryl Streep. De fato, trata-se de uma trama parcialmente baseada em fatos reais. Kaufman, na verdade, foi procurado pela jornalista e escritora Orlean para adaptar sua obra. O roteirista foi adiante e bolou uma história bem mais complexa e estimulante ao discutir o desenvolvimento de todo o processo de criação, retratado na figura dele próprio em cena, Charlie, e de seu irmão gêmeo fictício, Donald, ambos vividos de maneira magnífica pelo ator Nicolas Cage. Charlie está passando por uma crise pessoal intensa e Donald, um típico parasita, se aproxima do irmão e deseja se tornar também um roteirista, chegando até a fazer um curso com um professor de roteiros (Brian Cox). Paralelo a isso tudo, ainda temos a figura de John Laroche, em interpretação hilária de Chris Cooper, que ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por esse papel. Adaptação não é um filme para todo tipo de público. Para apreciá-lo corretamente é preciso uma certa “bagagem” cinematográfica e gosto por brincadeiras metalinguísticas. E sua originalidade, artigo raro no cinemão hollywoodiano, é inquestionável.
ADAPTAÇÃO (Adaptation – EUA 2002). Direção: Spike Jonze. Elenco: Nicolas Cage, Meryl Streep, Chris Cooper, Tilda Swinton, Brian Cox, Jay Tavare, Cara Seymour, Stephen Tobolowsky, Gregory Itzin, Maggie Gyllenhaal e Curtis Hanson. Duração: 114 minutos. Distribuição: Columbia.
Respostas de 2
É o último filme do grande Nicolas Cage.
Depois ele morreu e assumiu esse cara horrível e canastrão, ambicioso por dinheiro, que só lembra parcialmente a figura do sobrinho do Coppola.
Será um irmão gêmeo que se faz passar pelo ator talentoso?
Nicolas Cage, esteja onde estiver, temos saudades de você!
Muitos criticam Nicolas Cage pelas péssimas escolhas do presente. Mas eu ainda o considero um ótimo ator e sua performance em Adaptação é prova disso.