E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

VESTIDA PARA MATAR

Brian De Palma se apaixonou pela sétima arte em 1958, após assistir ao filme Um Corpo Que Cai, de Alfred Hitchcock. Ele se formou em Cinema por uma universidade e iniciou carreira no final dos anos 1960. Inspirado pela Nouvelle Vague francesa, fez parte da geração de cineastas que salvou Hollywood da estagnação criativa. De Palma sempre foi o mais aplicado de sua turma na arte de referenciar grandes filmes e cineastas. Seu diretor favorito é Hitchcock, de quem ele emulou o estilo de forma brilhante em boa parte de sua filmografia. Especialmente em Dublê de Corpo e neste Vestida Para Matar, de 1980, onde o manto hitchcockiano se faz notar pela referência direta ao clássico Psicose. Mas da mesma forma que em outros trabalhos do cineasta, não há aqui imitação ou cópia barata. Apesar de o filme abrir com uma cena no chuveiro, de termos a atriz principal tirada da trama com menos de meia hora de projeção e da identidade do culpado pelo crime, não há cópia nenhuma. De Palma vai além e mais uma vez subverte as expectativas e ainda se autorreferencia na personagem do jovem Peter Miller (Keith Gordon), um amante da ciência assim como ele próprio foi na adolescência.

VESTIDA PARA MATAR (Dressed to Kill – EUA 1980). Direção: Brian De Palma. Elenco: Michael Caine, Angie Dickinson, Nancy Allen, Keith Gordon, Dennis Franz, David Margulies, Susanna Clemm, Brandon Maggart e Bill Randolph. Duração: 104 minutos. Distribuição: Versátil.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Respostas de 6

  1. Marden, acompanho a coluna “Filme do Dia” desde 2015 e sigo ela como uma referência para conhecer filmes novos. Comecei desde o início com It’s a Wonderful Life e continuo acompanhando. Quero deixar registrado aqui meus agradecimentos, conheci muito do cinema por sua causa. Muito obrigado! Um grande abraço e tudo de bom.

  2. Esqueci de comentar que, além de seguir sua lista religiosamente, toda vez que vou assistir a um filme aleatório, eu pesquiso um comentário seu sobre o filme para ter uma pequena base sobre a obra. Continue com ótimo trabalho.

    Sou de Porto Alegre, RS. Tenho 23 anos.

    Abraço!

  3. Filmaço. Considero um dos melhores de De Palma. Malden, no aguardo do Guia de Filmes vol. 4. Os três primeiros volumes já tenho na estante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES