Em 1934 o jornalista e escritor americano James M. Cain publicou sua obra mais conhecida: O Destino Bate à Sua Porta. Em 1943, o cineasta italiano Luchino Visconti quis adaptar seu livro para o cinema. Não chegaram a um acordo financeiro satisfatório para ambos. Visconti fez alguns ajustes e escreveu e dirigiu Obsessão, que é, em essência, uma cópia da história criada por Cain. Três anos depois, Hollywood produz a primeira versão oficial da obra. Com direção de Tay Garnett e tendo John Garfield e Lana Turner no elenco, o filme é um típico film noir. Em 1981, Bob Rafelson, a partir de um roteiro adaptado por David Mamet, dirigiu uma nova versão, desta vez com uma carga erótica muito mais forte que a primeira adaptação. A trama e a época em que ela se passa continua a mesma. Frank Chambers (Jack Nicholson) vaga sem rumo pelo interior dos Estados Unidos. Ele consegue um emprego em um restaurante de beira de estrada. Lá, conhece Cora Papadakis (Jessica Lange), esposa de seu patrão, Nick Papadakis (John Colicos). A paixão de Frank por Cora é instantânea, ardente e obcecada. Ele não medirá esforços para ter Cora só para ele. Nem que para isso seja preciso matar Nick. A química perfeita do casal Nicholson/Lange em tórridas cenas de sexo nos convence por completo do desejo que sentem um pelo outro. A lente de Rafelson não deixa escapar nenhum detalhe e o roteiro bem amarrado de Mamet resgata a força da obra original. Em tempo: as três versões da história foram lançadas no Brasil.
O DESTINO BATE À SUA PORTA (The Postman Always Rings Twice – EUA 1981). Direção: Bob Rafelson. Elenco: Jack Nicholson, Jessica Lange, John Colicos, Michael Lerner, Angelina Huston, Christopher Lloyd, John P. Ryan e William Traylor. Duração: 123 minutos. Distribuição: Warner.
Uma resposta
Se for para assistir apenas uma das versões, que seja esta. A química entre Lange e Nicholson é magnífica. Dois atores extraordinários, puro e simplesmente, extraordinários!