William Shakespeare é mais conhecido por suas tragédias. Mas o bardo inglês também escreveu comédias. E Muito Barulho Por Nada é uma das mais engraçadas. Na verdade, trata-se de uma comédia romântica. A história é sobre um casal Cláudio (Robert Sean Leonard) e Hero (Kate Backinsale), que irá se casar em uma semana. De brincadeira, eles conspiram com Pedro (Denzel Washington), e pregam uma peça em seus amigos, Beatriz (Emma Thompson) e Benedito (Kenneth Branagh), que não se suportam, para que confessem que são apaixonados um pelo outro. Paralelo a isso, João (Keanu Reeves) planeja sabotar o casamento. Qualquer comédia romântica para funcionar precisa basicamente de três coisas: bons diálogos, ritmo e química entres os atores. Muito Barulho Por Nada tem tudo isso de sobra. A interação de todo o elenco é perfeita, principalmente, entre Kenneth Branagh e Emma Thompson, então casados na vida real. O roteiro, extremamente fiel ao original, é recheado de situações e falas impagáveis. E a direção de Branagh, o mais cinematográfico dos diretores de obras shakespeareanas, é dinâmica e criativa. Em nenhum momento o filme parece uma peça de teatro. Ele tira proveito das locações e de toda a movimentação que acontece em cena. É bonito de ver e gostoso de ouvir.
MUITO BARULHO POR NADA (Much Ado About Nothing – Inglaterra 1993). Direção: Kenneth Branagh. Elenco: Denzel Washington, Kenneth Branagh, Emma Thompson, Keanu Reeves, Robert Sean Leonard, Kate Backinsale, Imelda Staunton e Michael Keaton. Duração: 111 minutos. Distribuição: PlayArte.
Respostas de 2
eu assisti a esse filme há muiiiiito tempo atrás e nem lembro dele direito! vou rever!
Assistimos ao filme, também faz tempo. Sobre a história, faz você pensar que é inteligente e consegue entender Shakespeare. Mostra a linguagem popular da época e como ele consegue atingir o povo até hoje. Os temas são bem atuais. Amor, amizade, traição, lealdade… Maravilhoso.