Hospital Cirúrgico Móvel do Exército. Em inglês, Mobile Army Surgical Hospital. Ou simplesmente M.A.S.H.. Quando Robert Altman anunciou no final dos anos 1960 que iria dirigir uma comédia sobre a Guerra da Coréia, houve um misto de expectativa e apreensão. Guerras não são engraçadas. A questão é que em M.A.S.H. o humor surge como uma maneira, talvez a única, de lidar com os horrores da guerra. A história é centrada no trabalho de dois cirurgiões, Hawkeye (Donald Sutherland) e Trapper (Elliot Gould). Junto deles temos outras personagens que compõem o pelotão: o major “xarope” Frank (Robert Duvall), a oficial “lábios quentes” (Sally Kellerman), o vigário (Rene Auberjonois) e o “faz tudo” Radar (Gary Burghoff). Um elenco em estado de graça, sempre no ritmo e no tempo certos. Altman destila acidez e sarcasmo por todos os fotogramas. Mas, também exala humanidade e companheirismo. Seu filme não nos poupa da insanidade da guerra. E é dessa insanidade que ele extrai com leveza, graça e precisão o ridículo de qualquer conflito bélico entre países. Um humor inteligente, contestador, engajado e também reflexivo. O sucesso do filme foi tão grande que gerou uma série de TV. Ela ficou 11 temporadas no ar e foi uma das mais assistidas da história de televisão americana.
M.A.S.H. (M.A.S.H. – EUA 1970). Direção: Robert Altman. Elenco: Donald Sutherland, Elliott Gould, Tom Skerritt, Robert Duvall, Sally Kellerman, Jo Ann Pflug, Rene Auberjonois e Gary Burghoff. Duração: 116 minutos. Distribuição: Fox.
Respostas de 2
Entre O Grande Ditador, de Chaplin, e M.A.S.H., não lembro de nenhuma intercorrência cômica cinematográfica sobre o evento Segunda Grande Guerra. Por uma imposição mercadológica (e não moral, como muitos podem pensar), dizia-se que fazer humor sobre um evento tão trágico não poderia se pretender retorno financeiro que compensasse uma produção. Mas em 1970 a geração já era outra – e isso o mercado aprendeu rápido a utilizar, sem pudores. Além de ser um filme de diretor, M.A.S.H. também é um filme de produtor, pelo risco que correram juntos.
Eu acompanhei durante muito tempo as reprises da série e adorava, ver, rever diversas vezes o mesmo episódio.