Início dos anos 1930. Michael Sullivan (Tom Hanks) trabalha para John Rooney (Paul Newman). O empregador é um chefão da Máfia. O empregado é seu principal matador. A relação que existe entre os dois é verdadeiramente paternal. E isso provoca ciúmes em Connor (Daniel Craig), seu filho biológico. As coisas mudam depois que Michael Sullivan Jr. (Tyler Hoechlin) testemunha um assassinato. Isso faz com que ele e seu pai fujam de Rooney, que contrata Harlen Maguire (Jude Law) para matá-los. Estrada Para Perdição é baseada em uma história-em-quadrinhos produzida pela dupla Max Allan Collins e Richard Piers Rayner. É uma clássica trama de gangsters com uma pitada de conflitos familiares e alguns elementos bíblicos e shakespeareanos. O elenco estelar tem no veterano Paul Newman um dos grandes destaques (preste atenção na cena em que ele discute com o filho). Outro ponto alto é a fotografia espetacular de Conrad Hall, que confere ao filme um tom de lembrança desfocada que combina perfeitamente com a narrativa. O diretor Sam Mendes, que vinha do sucesso de seu primeiro filme, Beleza Americana, encontrou aqui o veículo certo para não se repetir.
ESTRADA PARA PERDIÇÃO (Road to Perdition – EUA 2002). Direção: Sam Mendes. Elenco: Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law, Jennifer Jason Leigh, Stanley Tucci, Daniel Craig, Tyler Hoechlin, Alfred Molina, Ciarán Hinds, Liam Aiken e Rob Maxey. Duração: 117 minutos. Distribuição: Fox.
Respostas de 4
Uma fotografia extraordinária, nas mãos de Conrad Hall; um vilão perfeito na pele de Jude Law [acho espetacular e aterradora a sequência em que ele coloca várias colheres de açúcar no café em um dinner de beira de estrada]; um elenco soberbo, um roteiro com diálogos incríveis e um Sam Mendes inspirado como nunca. Estrada para Perdição é o que há de melhor no cinema. Para ver e rever e rever e rever…
Uma ótima “saideira” de Paul Newman das telas grandes.
O desfecho final é espetacular. Não poderia ser diferente!
Um dos meus filmes favoritos. A fotografia é incrível e tanto a atução de Tom Hanks, Daniel Craig e Jude Law estão impecáveis. As cenas de ação e a historia são muito boas.