Depois do estrondoso sucesso de O Sexto Sentido, criou-se uma grande expectativa em relação ao filme seguinte de M. Night Shyamalan. A resposta veio com Corpo Fechado, que muitos consideraram a obra-prima do diretor. O filme conta duas histórias: a de David Dunn (Bruce Willis), uma pessoa “inquebrável”, em referência ao título original, e Elijah Price (Samuel L. Jackson), o “senhor Vidro”. Como dá para perceber, um é o extremo oposto do outro. Shyamalan se utiliza da mitologia dos quadrinhos, onde todo super-herói possui um arqui-inimigo com habilidades contrárias às suas. Corpo Fechado não é uma adaptação de HQ. Trata-se de uma história original de Shyamalan. Quem é fã de quadrinhos encontrará elementos narrativos e referências ao universo dos heróis mascarados, que é mostrado de maneira bastante realista. Bruce Willis e Samuel L. Jackson estão perfeitos em seus papéis. Preste atenção na ponta feita pelo diretor, no papel de um traficante de drogas, e na comovente seqüência em que David mostra para o filho uma matéria de jornal com seu primeiro feito. O projeto original previa uma trilogia. Até o momento, não há informações concretas sobre as continuações.
CORPO FECHADO (Unbreakable – EUA 2000). Direção: M. Night Shyamalan. Elenco: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright Penn, Spencer Treat Clark e Charlayne Woodard. Duração: 107 minutos. Distribuição: Buena Vista.
Respostas de 2
sério que esse filme é considerado a obra prima do Shyamalan? gente, eu achei esse filme chatérrimo.
Caro Marden, colocastes spoilers na tua resenha, elaborando o raciocínio final da obra, irrelevando a trama em si, que é o fato do personagem de Bruce Willis ser o único sobrevivente de um acidente de trem, e enfrentando problemas conjugais.
E devo acrescentar que esse seu “pecado” é fruto da riqueza dos filmes de M. Night, que permitem leituras em diversas camadas em suas tramas.
Ainda: chato ou não, Gaby, realmente algumas pessoas consideram esse filme como a obra-prima do cineasta.
Eu sou uma delas.