Produzido originalmente como uma minissérie em seis episódios para a televisão sueca, Cenas de Um Casamento é um legítimo Bergman. Aqui, o diretor-roteirista nos apresenta o casal Johan (Erland Josephson) e Marianne (Liv Ullmann). Casados há dez anos, eles parecem felizes. Certo dia, porém, o marido revela estar apaixonado por outra mulher. O clima de felicidade se desfaz de maneira tensa e eles se separam. Sete anos depois, ambos novamente casados, eles se reencontram e, mais maduros, conseguem olhar para o passado e discutir o tempo que passaram juntos. A versão que foi lançada fora da Suécia é uma compilação da minissérie. Ingmar Bergman costumava desenvolver seus roteiros em diferentes mídias. Autor de suas próprias histórias, às vezes elas aparecem primeiro em forma de uma peça de teatro e depois migram para o cinema ou, como é o caso aqui, são feitas para a televisão. Bergman não tinha pudores e trabalhava muito bem suas idéias e visão de mundo. Seja no teatro, na telinha ou na telona. Poucos artistas souberam desnudar a alma humana como ele. E Cenas de Um Casamento é apenas mais uma demonstração de seu talento nessa área tão difícil e pouco explorada.
CENAS DE UM CASAMENTO (Scener Ur Ett Äktenskap – Suécia 1973). Direção: Ingmar Bergman. Elenco: Liv Ullmann, Erland Josephson, Bibi Andersson, Jan Malmsjo e Anita Wall. Duração: 168 minutos. Distribuição: Versátil.
Uma resposta
Marden tem razão, há raríssimos casos de um cineasta que tenha desnudado a alma humana como Bergman. Um Mestre em sua arte. Seja no cinema, televisão ou teatro.