Benjamin Braddock foi o primeiro papel de destaque no cinema do ator Dustin Hoffman. Um jovem recém-formado que volta para casa. Ele ainda não encontrou seu lugar no mundo. A seqüência que o mostra com roupa de mergulho é emblemática de seu total deslocamento. Além disso tudo, Benjamin é medroso, sem auto confiança, muito menos auto estima e ainda é virgem. Surge então a senhora Robinson, em interpretação luminosa de Anne Bancroft, que é casada com o sócio do pai dele e termina por seduzi-lo. A partir daí, é nítida a transformação de Benjamin. Porém, algo continua fora do lugar. O caos em sua vida fica completa quando ele se apaixonada por Elaine (Katharine Ross), filha de sua amante. Será que um filme como esse seria produzido na Hollywood politicamente correta dos dias atuais? É uma pergunta que me faço sempre que revejo este filme. Mike Nichols, em seu segundo trabalho como diretor, consegue sintetizar na personagem de Benjamin todo o conflito de uma geração que se descobria completamente perdida. A Primeira Noite de Um Homem, além de uma direção criativa e cheia de simbolismo; um elenco primoroso e em estado de graça e um roteiro que continua bastante pulsante, traz uma trilha sonora que marcou época e gerações composta pela dupla Simon & Garfunkel. Uma curiosidade: a diferença de idade entre Bancroft e Hoffman era de apenas seis anos.
A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM (The Graduate – EUA 1967). Direção: Mike Nichols. Elenco: Dustin Hoffman, Anne Bancroft, Katharine Ross, William Daniels, Elizabeth Wilson, Murray Hamilton, Brian Avery, Norman Fell, Walter Brooke, Alice Ghostley, Marion Lorne e Elisabeth Fraser. Duração: 101 minutos. Distribuição: Universal.
Respostas de 5
esse filme eh lindo. quando o assisti com uns amigos na carolina do sul houve uma conversa e acho que alguem disse que esse foi o segundo filme do dustin hoffman, mas nao lembro se foi ‘conclusivo’ o comentario.
abraco Marden e sempre vejo seus comentarios.
Não assisti esse filme, mas parece ser muito perverso.
Na inernet, diz que The Tiger Makes Out (1967) foi o primeiro filme dele. Tiveram outros dois para TV antes do “A primeira noite de um homem”.
Legal essa troca de informações com você Marden… bem interativa. Parabéns. Beijocas.
Realmente, WTakeuchi, o primeiro filme dele foi “Um Tigre de Alcova”, porém, em um papel menor. Não considerei os feitos para TV. Fiz um pequeno ajuste no texto para melhorar a informação. Obrigado. Um abraço.