Peter Sellers era um ator extremamente versátil e dotado de um talento especial para a caracterização. Dois diretores souberam “explorar” bem esta qualidade: Stanley Kubrick e, principalmente, Blade Edwards. Em Um Convidado Bem Trapalhão, Sellers interpreta um ator hindu, Hrundi V. Bakshi, uma pessoa que tem um dom natural para o desastre. Por conta de um capricho do destino, ele termina recebendo um convite para a grande festa promovida por um produtor hollywoodiano. Pronto. Está estabelecido o cenário ideal para as novas trapalhadas de Bakshi. A parceria Edwards/Sellers, que já havia produzido a série d’A Pantera Cor de Rosa, atinge aqui seu ponto alto de sofisticação. Os dois tinham um senso perfeito para a comédia e isso fica evidente em todos os filmes que fizeram juntos. Um “pequeno” acidente provocado por Bakshi na primeira sequência de Um Convidado Bem Trapalhão, já define o tom do filme e é, sozinha, uma das cenas mais engraçadas da história do cinema. E isso tudo acontece antes de ele ser “convidado” para a festa. Resumindo: é o tipo de comédia que você chora de tanto rir.
Respostas de 2
The Party é impagável! Uma das melhores comédias do cinema e um dos momentos mais hilários de Sellers. Parafraseando o Marden: “simplesmente obrigatório!”
Esse filme – maravilhoso – tem um grave problema: ele desanda e descamba na terça parte final, por uma falha estrutural de roteiro. Até a parte que ele vai ao banheiro e o rolo de papel higiênico se desenrola até o fim, o filme é uma verdadeira obra-prima – mas daí em diante a coisa toda não se conclui. Não que o final seja ruim, mas os 70% iniciais são muito superiores – e tem um outro ritmo. Ainda bem que os americanos não tentaram refilmar a obra. “Birdy Nam Nam” é um código que uso com meu filho.