O LIVRO DA DISCÓRDIA

Filme do dia, Slider

A cineasta francesa Baya Kasmi trabalha como roteirista há pouco mais de duas décadas. Nos últimos dez anos tem dirigido também. O Livro da Discórdia, de 2022, é seu segundo longa. O roteiro foi escrito por ela junto com Michel Leclerc e Olivier Adam e nos apresenta Youssef Salem, um escritor que vive em Paris e é filho de imigrantes argelinos. Após alguns fracassos na carreira, ele escreve um livro inspirado em sua própria juventude utilizando situações vividas por ele. Situações especialmente relacionadas à sexualidade. Para surpresa geral o livro se torna um grande sucesso e isso gera uma série de contratempos envolvendo a família do autor. O Livro da Discórdia mistura na dose certa drama e comédia. Os diálogos afiados e precisos, aliados à direção ágil de Kasmi e ao excepcional elenco, com destaque para Ramzy Bedia, que vive o papel principal, bem como Abbes Zahmani, que interpreta Omar, pai de Youssef, e Lise (Noémie Lvovsky), sua editora. Há muitas questões em debate aqui: tradições e diferenças culturais, relações familiares, orientação sexual, religião, linguística e mercado editorial. Parece até coisa demais para um filme de pouco mais de uma hora e meia de duração. Mas a diretora consegue “abraçar” tudo isso e nos presenteia com uma tragicomédia bem divertida e que ainda nos faz pensar sobre as escolhas que fazemos. E isso não é pouco.

O LIVRO DA DISCÓRDIA (Youssef Salem a du Succès – França 2022). Direção: Baya Kasmi. Elenco: Ramzy Bedia, Noémie Lvovsky, Abbes Zahmani, Tassadit Mandi, Melha Bedia, Caroline Guiela Ngugen, Oussama Kheddam e Lyes Salem. Duração: 97 minutos. Distribuição: Bonfilm.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 27 de março de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software