FECHAR OS OLHOS

Filme do dia, Slider

O cineasta espanhol Victor Erice é um veterano da cinematografia de seu país com mais de 60 anos de atividades no audiovisual. Ao longo desse período ele realizou dez curtas, cinco longas e quatro segmentos de trabalhos coletivos. Há 31 anos sem filmar um longa, Erice dirigiu em 2023 este Fechar os Olhos, com roteiro escrito por ele junto com Michel Gaztambide. A história gira em torno do cineasta Miguel Garay (Manolo Solo), que teve as filmagens de sua produção O Rei Triste suspensas após o misterioso desaparecimento de Julio Arenas (José Coronado), ator principal da película. Mais de 20 anos depois um programa de televisão traz aquele sumiço à tona outra vez e Garay é convidado para conceder uma entrevista sobre o amigo. Fechar os Olhos tem um filme dentro do filme e é em primeiro lugar um deleite para os amantes da sétima arte. Paralelo a isso, há também o mistério sobre o que teria acontecido a Arenas. Esse mergulho na vida presente de Garay e o mergulho no passado de todos os envolvidos oferece um belíssimo e fascinante quebra-cabeças que vamos montando aos poucos, junto com ele, com a filha de Arenas, Ana (Ana Torrent), com o montador Max (Mario Pardo), a jornalista Marta (Helena Miguel) e a assistente social Belén (Maria León). Fechar os Olhos comprova que essas três décadas afastado dos longas não tirou a genialidade e fluidez narrativa de Victor Erice. Ela permanece, como sempre, instigante e irretocável.

FECHAR OS OLHOS (Cerrar los Ojos – Espanha/Argentina 2023). Direção: Victor Erice. Elenco: Manolo Solo, José Coronado, Ana Torrent, María León, Mario Pardo, Helena Miguel e Antonio Dechent. Duração: 169 minutos. Distribuição: Film Factory.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 16 de março de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software