One flew east, one flew west, one flew over the cuckoo’s nest (algo como “um voou pro leste, outro pro oeste, um voou pro ninho dos malucos). Primeiro veio o livro, escrito por Ken Kesey, no início dos anos 1960. O ator Kirk Douglas comprou os direitos para cinema e foi seu filho, Michael Douglas, que terminou por produzir o filme, junto com Saul Zaentz, em meados dos anos 1970. Com roteiro escrito pela dupla Lawrence Hauben e Bo Goldman e com o cineasta tcheco Milos Forman na direção, Um Estranho no Ninho finalmente chegou às telas em 1975. Tudo começa quando McMurphy (Jack Nicholson), acusado de violência e estupro, simula loucura para ser internado em um hospício. Afinal, pensa ele, é melhor do que cumprir pena na cadeia. Rapidamente, ele se transforma no agitador do lugar e entra em rota de colisão com a enfermeira Ratched (Louise Fletcher). McMurphy contagia os demais pacientes com sua alegre desordem, algo inadmissível para a severa rotina daquela instituição mental. Kirk Douglas chegou a fazer o papel de McMurphy em uma adaptação teatral de 1963. Sua intenção era reprisar o papel no filme. Porém, o tempo foi passando e ele não conseguia apoio de estúdio algum para a produção. Quando ele passou a “bola” para o filho, um ator de televisão estreando como produtor, este se associou ao experiente Saul Zaentz e o projeto finalmente saiu do papel. Inicialmente, James Caan, Marlon Brando e Gene Hackman foram considerados para o papel principal, que terminou sendo entregue a Jack Nicholson. O mesmo aconteceu com o papel da enfermeira. Antes de Louise Fletcher, a personagem foi oferecida às atrizes Anne Bancroft, Ellen Burstyn, Jane Fonda e Angela Lansbury. O resto do elenco é todo composto por iniciantes, como Danny DeVito (Martini), Christopher Lloyd (Taber), Brad Dourif (Billy) e (Sam Sampson (chefe Bromden), que trabalharam junto com pacientes reais de um hospício. Intenso, dramático, engraçado, humano e imperdível. Tudo funciona aqui a favor da história. Um Estranho no Ninho foi o segundo filme a conquistar os cinco Oscar nobres: filme, direção, ator, atriz e roteiro. Um feito tão raro registrado apenas três vezes em toda a história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A primeira, em 1934, com Aconteceu Naquela Noite. E a terceira, em 1991, com O Silêncio dos Inocentes.
UM ESTRANHO NO NINHO (One Flew Over the Cuckoo’s Nest – EUA 1975). Direção: Milos Forman. Elenco: Jack Nicholson, Louise Fletcher, Danny DeVito, Christopher Llyod, Will Sampson, Brad Dourif, Dean R. Brooks, Scatman Crothers, William Redfield, Michael Berryman, Peter Brocco, Alonzo Brown e Mwako Cumbuka. Duração: 133 minutos. Distribuição: Warner.
Respostas de 2
Ola Mardem.
Quando eu assisti este filme, fiquei impressionado com o final. Não esperava aquilo. É um filme excelente. Um clássico obrigatório! Abraço.
One Flew Over the Cuckoo’s Nest rocks madly!