O cineasta canadense David Cronenberg costuma explorar o corpo humano em seus filmes. Em Spider: Desafie Sua Mente não é diferente. Só que desta vez, como o próprio subtítulo nacional já antecipa, a mente humana está no centro de tudo. O filme conta a história de uma homem solitário, vivido de maneira precisa e comovente pelo ator Ralph Fiennes. Ele é atormentado por um trauma de infância e volta ao bairro onde foi criado após um longo período em um hospital psiquiátrico. Spider é um drama psicológico de roteiro intricado, porém, apesar da aparente “confusão” narrativa, é extremamente bem amarrado e conduzido com maestria por Cronenberg. Além do talento excepcional para contar histórias incomuns, o diretor possui uma marca bem curiosa e interessante: não gasta muita película. Seus filmes, com raras exceções, não ultrapassam a barreira dos 100 minutos.
SPIDER: DESAFIE SUA MENTE (Spider – Canadá 2002). Direção: David Cronenberg. Elenco: Ralph Fiennes, Miranda Richardson, Gabriel Byrne, Lynn Redgrave, John Neville, Bradley Hall, Gary Reineke e Philip Craig. Duração: 98 minutos. Distribuição: Versátil.
Uma resposta
Todo o desconforto nos filmes de Cronenberg, nos faz pensar na função do cinema, além do entretenimento. Spider, em especial, é para mim um de seus melhores. Obrigatório, sim.