FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO

Uma das obras mais populares de Glauber Rocha, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro é o mais próximo de um faroeste que um filme brasileiro poderia ser. Considerado por muitos como uma continuação de Deus e o Diabo na Terra do Sol, o filme é conhecido no exterior pelo título de Antonio das Mortes. Tudo acontece em uma pequena cidade do interior nordestino chamada Jardim das Piranhas. Lá aparece um cangaceiro de nome Coirana (Lorival Pariz), que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Outro que também chega na cidadezinha é Antonio das Mortes (Maurício do Valle). Está armado a arena para o grande duelo. Ao redor dos dois cangaceiros, outras personagens se destacam: um professor sem esperança (Othon Bastos), um coronel delirante (Jofre Soares), um delegado ambicioso (Hugo Carvana) e uma mulher solitária, Laura (Odete Lara). Cheio de simbolismos e de brasilidade, o próprio Glauber assim resumiu seu quarto longa: “O Dragão é inicialmente Antonio das Mortes, assim como São Jorge é o cangaceiro. Depois, o verdadeiro dragão é o latifundiário, enquanto o Santo Guerreiro passa a ser o professor quando pega as armas do cangaceiro e de Antonio das Mortes. Em suma, queria dizer que tais papéis sociais não são eternos e imóveis, e que tais componentes de agrupamentos sociais solidamente conservadores, ou reacionários, ou cúmplices do poder, podem mudar e contribuir para mudar. Basta que entendam onde está o verdadeiro dragão.”. Este foi o primeiro filme colorido do diretor e influenciou diversos cineastas mundo afora, entre eles, o americano Martin Scorsese, que participa do documentário Milagrez, realizado por Paloma Rocha e Joel Pizzini e que compõe esta edição especial restaurada lançada pela Versátil. Glauber ganhou a Palma de Ouro de melhor diretor no Festival de Cannes de 1969.

O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO (Brasil 1968). Direção: Glauber Rocha. Elenco: Maurício do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana, Jofre Soares, Lorival Pariz, Rosa Maria Penna, Emmanoel Cavalcanti, Mário Gusmão, Vinícius Salvatori e Sante Scaldaferri. Duração: 95 minutos. Distribuição: Versátil.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Uma resposta

  1. Ao meu ver, ainda não se deu o crédito necessário aos filmes do Gluber Rocha, nem a ele como diretor. Rocha está entre os cineastas mais importantes e autorias do cinema. O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro abraça as mesmas circunstâncias da cinematografia dos grandes diretores de cinema: John Ford, Jean Luc Godard, Roberto Rossellini, Sergei Paradjanov etc etc etc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES