A maior parte da produção cinematográfica brasileira se concentra no eixo Rio-São Paulo. No entanto, outros estados vêm se destacando nos últimos tempos. Além do Rio Grande do Sul, que já possui uma estrutura consolidada, temos três fortes pólos em desenvolvimento no nordeste: Ceará, Pernambuco e Bahia. Filmes como O Céu de Suely, de Karim Aïnouz, e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, e este Cidade Baixa, de Sérgio Machado, foram realizados, respectivamente, nos três estados nordestinos citados acima. O filme conta a história de dois inseparáveis amigos, Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura). Os dois ganham a vida fazendo fretes e aplicando golpes a bordo de um barco, o Dany Boy. Certo dia, conhecem a stripper Karinna (Alice Braga) e se apaixonam por ela. Um triângulo amoroso se forma e põe em xeque a amizade da dupla. Segundo trabalho como diretor do baiano Sérgio Machado, antes ele havia dirigido o belíssimo documentário Onde a Terra Acaba, aqui ele assina o roteiro em parceria com Karim Aïnouz. Cidade Baixa é intenso, dinâmico e carregado de uma tragédia anunciada. Além disso, tem no elenco três dos melhores atores da nova geração, sem contar que foi a estreia no cinema de outro grande ator, João Miguel, que faz o papel de Edvan.
CIDADE BAIXA (Brasil 2005). Direção: Sérgio Machado. Elenco: Alice Braga, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Harildo Deda, José Dumont, Ricardo Luedy, Olga Machado, Maria Menezes, João Miguel e Débora Santiago. Duração: 100 minutos. Distribuição: VideoFilmes.
Uma resposta
O filme centra nas três personagens. E faz do barco um elemento que os une. Boa surpresa e uma equipe maravilhosa!… vale a pena conferir.