O escritor sueco Stieg Larsson, morto precocemente em 2004, planejava escrever dez livros com as aventuras da hacker Lisbeth Salander. Concluiu apenas três, conhecidos mundialmente como “a trilogia Millennium”, nome da revista onde Mikael Blomkvist, trabalha. Esta segunda aventura, A Menina Que Brincava com Fogo, começa cerca de um ano depois dos eventos do primeiro filme/livro. Lisbeth (Noomi Rapace) volta à Suécia e termina se envolvendo em uma complexa trama que remete ao seu passado e a uma grande conspiração instalada dentro do governo sueco. Conhecemos também as razões que fizeram com que ela fosse internada em uma clínica psiquiátrica ainda menina. Ela, agora, é o centro de tudo. Mikael (Michael Nyqvist), um dos protagonistas da parte I, agora atua mais como um coadjuvante. O diretor Daniel Alfredson, irmão do também diretor Tomas Alfredson, de Deixe Ela Entrar e O Espião Que Sabia Demais, conduz a trama com segurança e não perde tempo em explicações das personagens, uma vez que elas já foram bem estabelecidas no filme anterior, Os Homens Que Não Amavam as Mulheres. Por razões inexplicáveis, nem esta parte II e nem a parte III foram lançadas nos cinemas brasileiros. O DVD nos permite sanar essa lacuna e nos coloca novamente em contato com o universo da forte e carismática Lisbeth Salander, uma das melhores personagens da literatura e do cinema nos últimos anos.
A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGO (Flickan Som Lekte Med Elden – Suécia 2009). Direção: Daniel Alfredson. Elenco: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Lena Endre, Peter Andersson, Michalis Koutsogiannakis, Annika Hallin, Sofia Ledarp, Jacob Ericksson, Yasmine Garbi e Georgi Staykov. Duração: 129 minutos. Distribuição: Vinny Filmes.
Respostas de 2
Marden tem razão, Lisbeth Salander é uma personagem extraordinária. Vale a pena ver os três filmes [na versão original em sueco!].
Assisti aos dois primeiros filmes da versão sueca e o primeiro da versão americana ( onde Lisbeth tem um pouco menos de destaque. Sera por causa do 007?).
Sem duvida uma personagem fascinante. Os filmes sao excelentes.