O MENINO E A GARÇA

Filme do dia, Slider

Em 2013, quando do lançamento de Vidas ao Vento, o diretor japonês Hayao Miyazaki, um dos mais talentosos e respeitados animadores do mundo, anunciou sua aposentadoria. Dez anos depois, felizmente, o cofundador do Studio Ghibli nos brinda com este primoroso O Menino e a Garça. O roteiro, do próprio diretor, gira em torno de Mahito, de 12 anos e sua jornada de crescimento espiritual e entendimento do significado da vida. A ação começa ainda na época da Segunda Guerra Mundial quando Mahito presencia a morte de sua mãe. Pouco tempo depois, seu pai se casa novamente e se muda para uma nova cidade, onde o menino encontra uma garça que lhe diz que sua mãe ainda está viva dentro de uma torre abandonada da região. Essa busca o leva para um mundo estranho e fantástico e se revela um poderoso ritual de passagem e amadurecimento. Mais cara produção do Ghibli, e também uma das mais lucrativas, O Menino e a Garça levou quase sete anos para ficar pronto. O custo elevado fez com que o estúdio negociasse parte de seu acervo com a Netflix, em 2020, a fim de conclui-lo. Os temas recorrentes nas obras de Miyazaki estão presentes aqui. A fantasia com pitadas autobiográficas, a paixão por objetos ou animais voadores, a amizade, os questionamentos sobre vida e morte, e o poder da criação. Temas que podem até parecer profundos, complexos e de difícil compreensão quando se trata de um desenho animado. E realmente o são. No entanto, Hayao Miyazaki não é um artista qualquer e nos conduz sempre por uma deslumbrante viagem visual cheia de significados e infinitas possibilidades de interpretação. É coisa de gênio. Sei que é clichê escrever isso, porém, no caso dele, é a mais pura verdade. Em tempo: O Menino e a Garça ganhou o Globo de Ouro e o Bafta de melhor animação e foi indicado ao Oscar 2024 nessa categoria.

O MENINO E A GARÇA (Kimitachi Wa Do Ikiru Ka – Japão 2023). Direção: Hayao Miyazaki. Animação. Duração: 123 minutos. Distribuição: Sato Company.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 19 de fevereiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software