JANE POR CHARLOTTE

Filme do dia, Slider

Jane Birkin faleceu, aos 76 anos, em julho de 2023, vítima de um câncer. Dois anos antes ela foi objeto de um tocante e amoroso documentário Jane por Charlotte, feito por sua filha do meio, a atriz Charlotte Gainsbourg, fruto da relação com o cantor e compositor francês Serge Gainsbourg. Essa não foi a primeira vez que vimos Birkin retratada em um filme. Em 1988 a cineasta Agnès Varga a havia retratado no poético Jane B. por Agnès V. Mas a abordagem feita aqui é bastante íntima e pessoal, quase terapêutica. Temos aqui uma filha se aproximando de uma mãe que sempre lhe pareceu reservada e um pouco distante. A sinceridade entre elas se revela avassaladora. Especialmente pelo fato de Birkin já saber da doença que tinha e da nítida noção de sua finitude. Jane por Charlotte se revela, em muitos momentos, como uma espécie de “sessão de terapia” para ambas. Mesmo tendo uma condução fortemente marcada pela relação que elas tiveram ao longo da vida, esse caráter digamos assim mais intimista o torna universal, além de se tornar um belo testamento que uma mãe deixou para sua filha.

JANE POR CHARLOTTE (Jane par Charlotte – França 2021). Direção: Charlotte Gainsbourg. Documentário. Duração: 88 minutos. Distribuição: Jour2Fête.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 18 de fevereiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software