DIAS PERFEITOS

Filme do dia, Slider

O cineasta alemão Wim Wenders trabalha com audiovisual há quase 60 anos e realizou nesse período perto de 90 obras. Wenders é um verdadeiro “cidadão do mundo”. Já filmou em diferentes países como Brasil, Portugal, França, Estados Unidos e Japão, onde dirigiu os documentários Tokyo-Ga, em 1985, sobre o mestre do cinema Yasujiro Ozu; e Identidade de Nós Mesmos, de 1989, onde conversa com o estilista Yohji Yamamoto; além deste Dias Perfeitos, de 2023, representante nipônico na disputa da categoria do Oscar 2024 de melhor filme internacional. O roteiro, escrito por Wenders junto com Takuma Takasaki, gira em torno de Hirayama (Koji Yakusho, vencedor da Palma de Ouro de melhor ator no Festival de Cannes de 2023). Ele é um limpador de banheiros que mora em Tóquio e é empenhado na tarefa que exerce com zelo e dedicação. Fora isso, ele escuta música no carro a caminho do trabalho, lê todas as noites antes de dormir e tira fotos de árvores na hora do almoço. Nos finais de semana a rotina é outra, mas segue um padrão pré-definido. Hirayama é uma pessoa em busca de uma vida simples e que faça sentido. Ele é sozinho, mas não solitário. E as canções que ele ouve diariamente revelam um pouco de sua personalidade, e Perfect Day, de Lou Reed, inspiração para o título do filme, talvez seja a que melhor traduz o sentimento que Hirayama carrega na alma. Especialmente em seus versos finais que dizem que você “colherá somente o que tiver plantado”. Dias Perfeitos foi filmado em apenas 17 dias e Wenders disse em entrevista que escreveu o roteiro bem rápido, em três semanas. Quem conhece bem seu ofício não perde tempo com bobagens. Vai sempre direto ao ponto e com propriedade. É o caso desta pequena obra-prima. Temos aqui um filme onde parece que nada acontece, mas ao contrário, acontece tudo. Assim como em nossas vidas. Basta que tenhamos paciência e sensibilidade para perceber o que realmente importa. Ao final da projeção me lembrei de outro verso da canção de Reed: “oh que dia perfeito, estou feliz de ter passado com você”. Em tempo: Apesar de não ser um filme da Marvel, há uma cena pós-créditos.

DIAS PERFEITOS (Perfect Days – Japão 2023). Direção: Wim Wenders. Elenco: Koji Yakusho, Tokio Emoto, Arisa Nakano, Yumi Asou, Masahiro Komoto, Inuko Inuyama, Sayuri Ishikawa, Tomokazu Miura e Min Tanaka. Duração: 123 minutos. Distribuição: O2 Play/MUBI.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 20 de fevereiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software