BLACK RAIN: A CORAGEM DE UMA RAÇA

Filme do dia, Slider

Em 1989, coincidentemente, dois filmes bem diferentes foram lançados com o mesmo título. O primeiro deles, um drama japonês. O outro, um policial feito por Hollywood. O destaque aqui fica com Black Rain: A Coragem de Uma Raça, de Shohei Imamura. Com roteiro do próprio diretor, escrito junto com Masuji Ibuse e Toshiro Ishido, aborda a explosão da bomba atômica em Hiroshima dia 6 de agosto de 1945 e suas consequências. Acompanhamos aqui o casal Shigematsu (Kazuo Kitamura) e Shigeko (Etsuko Ichihara) que presencia os horrores daquela destruição e a exposição radioativa que atinge a população. A história avança cinco anos e reencontramos o casal vivendo na aldeia de Fukuyama onde tentam ajudar a jovem Yasuko (Yoshiko Tanaka) a encontrar um marido. Algo difícil pois acredita-se que ela esteja contaminada pela radiação que afetou a região. Assim como levou à loucura Yuichi (Keisuke Ishida), um jovem ex-soldado. O título faz referência à chuva de partículas radioativas que ocorreu por conta da explosão da bomba atômica, a “chuva negra”. Imamura vinha do aclamado A Balada de Narayama, realizado seis anos antes e vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Seu estilo seco e direto vem acrescido de uma forte carga humanista que nos envolve por inteiro no drama daquelas pessoas. Em tempo: O cineasta Takashi Miike trabalhou como assistente de direção e fez uma ponta no filme. No Brasil mantiveram o título em inglês com um subtítulo para não confundir com Chuva Negra, de Ridley Scott, lançado pouco meses depois.

BLACK RAIN: A CORAGEM DE UMA RAÇA (Kuroi Ame – Japão 1989). Direção: Shohei Imamura. Elenco: Yoshiko Tanaka, Etsuko Ichihara, Kazuo Kitamura e Keisuke Ishida. Duração: 123 minutos. Distribuição: Top Tape.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 10 de fevereiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software