AS CORES DA VIOLÊNCIA

Filme do dia, Slider

Dennis Hopper já tinha 15 anos de carreira como ator quando passou também a dirigir filmes. E começou logo dirigindo, em 1969, o icônico Sem Destino. Quase duas décadas depois ele realizou este As Cores da Violência, seu quarto longa. É verdade que Hopper fez mais sucesso na atuação e que boa parte dos filmes que dirigiu não tiveram uma boa recepção, seja do público ou da crítica. Os dois citados nessa resenha são as exceções. O roteiro de Michael Schiffer e Richard Di Lello aborda a atuação das gangues na cidade de Los Angeles. Para enfrentar esse problema foram criadas duas divisões. Uma chamada de CRASH, sigla em inglês para “Esforços Comunitários Contra os Arruaceiros das Ruas”, da Polícia. A outra, OSS ou Operação Ruas Seguras, no original, que pertence ao gabinete do xerife. As “cores” do título fazem referência às diferentes gangues que utilizam cores distintas para se identificarem. O filme foca sua narrativa no trabalho de dois integrantes do CRASH, o novato Danny McGavin (Sean Penn) e o veterano Bob Hodges (Robert Duvall). Além da violência inerente ao confronto entre as gangues, tudo se intensifica a partir da ação de repressão da força policial. Mas não espere um filme perfeito. E acredito que nem tenha sido essa a intenção do diretor. A tensa situação retratada está longe da perfeição e o caos que se instala reflete tudo isso muito bem. As atuações da dupla principal, competentes como de costume, elevam o nível e mantém nosso interesse. No final temos uma obra que procurou derrubar clichês do gênero e se revelou bastante influente para outros filmes que foram realizados na sequência explorando o mesmo tema.

AS CORES DA VIOLÊNCIA (Colors – EUA 1988). Direção: Dennis Hopper. Elenco: Sean Penn, Robert Duvall, Maria Conchita Alonso, Don Cheadle, Randy Brooks, Glenn Plummer, Damon Wayans e Grand Bush. Duração: 120 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 5 de fevereiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software