20 DIAS EM MARIUPOL

Filme do dia, Slider

A Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro de 2022. O repórter Mstyslav Chernov, da agência de notícias Associated Press estava em Mariupol, cidade portuária localizada na costa norte do país. Ele e sua equipe estava lá e passou a documentar e transmitir tudo o que estava acontecendo de verdade, diferente do que mostrava o governo de Vladimir Putin. É essa impactante cobertura que acompanhamos no documentário 20 Dias em Mariupol. Chernov deixa evidente duas questões básicas: relatar a verdade dos fatos e sobreviver ele próprio aos ataques e à possibilidade de ser descoberto. As imagens são fortes e revelam que em uma guerra são os inocentes as maiores vítimas. Não há justificativa que endosse a invasão de um país sem que este tenha provocado o invasor. Mesmo que tivesse, a desproporcional superioridade bélica russa não justificaria tantas mortes e destruição. 20 Dias em Mariupol é mais um testemunho da insanidade humana e da ambição desmedida de alguns que se dizem líderes detentores da verdade. O filme de Chernov foi o representante de seu país na disputa por uma indicação ao Oscar 2024 na categoria de melhor filme internacional. Não foi um dos selecionados, mas recebeu uma indicação na categoria de documentário. Em tempo: Além dessa importante indicação ao Oscar, 20 Dias em Mariupol já ganhou o prêmio do Sindicato dos Diretores da América, bem como o Bafta, da Academia Britânica de Cinema e Televisão, como melhor documentário de 2023.   

20 DIAS EM MARIUPOL (20 Days in Mariupol – Ucrânia 2023). Direção: Mstyslav Chernov. Documentário. Duração: 95 minutos. Distribuição: Synapse Distribution.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 20 de fevereiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software