POBRES CRIATURAS

Filme do dia, Slider

A escritora britânica Mary Shelley publicou em 1818 o romance Frankenstein, considerado o precursor do que conhecemos hoje como ficção-científica. Muitas adaptações dessa icônica obra foram feitas para teatro, cinema, quadrinhos e televisão. Agora, com Pobres Criaturas, o cineasta grego Yorgos Lanthimos traz essa clássica história gótica para as telas com elementos insuspeitos inserindo surpreendentes camadas à conhecida trama do “Prometeu moderno”. O roteiro de Tony McNamara tem por base o livro de Alasdair Grey e nos apresenta a fascinante Bella Baxter, vivida com vigor por Emma Stone. A ação se passa na Era Vitoriana e “passeia” por Londres, Lisboa e Paris, com uma rápida passagem pela Grécia. Quem conhece os outros trabalhos de Lanthimos sabe que ele é dono de um estilo narrativo e visual dos mais singulares. Não é diferente em Pobres Criaturas e ouso dizer que talvez ele tenha encontrado aqui o equilíbrio perfeito para sua visão única de mundo. Em essência temos uma releitura ou “reimaginação” da criação maior de Shelley, acrescida de uma forte e bem-vinda dose feminina e feminista. Tudo começa com Bella sendo “recriada” pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um brilhante cientista que utiliza métodos pouco ortodoxos. Ao longo do primeiro terço do filme ela aprende a andar e falar. Após esse período surge a figura de Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), que a leva para conhecer o mundo. Essa jornada se revela fundamental para o crescimento e entendimento de Bella, que “abraça” a filosofia humanista e não mede palavras nem ações para fazer valer a maneira como enxerga as coisas e as pessoas ao seu redor, sem pudores e hipocrisias. Pobres Criaturas diverte e nos faz pensar ao mesmo tempo sobre posturas que adotamos e/ou vemos na sociedade. E o faz com uma beleza plástica irretocável e um elenco dos mais inspirados guiados por um roteiro e uma direção das mais criativas. Em tempo: foi vencedor do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza de 2023 e recebeu 11 indicações ao Oscar 2024 nas categorias de filme, direção, atriz, ator coadjuvante, roteiro adaptado, fotografia, montagem, desenho de produção, figurino, trilha sonora e maquiagem.  

POBRES CRIATURAS (Poor Things – Irlanda/Inglaterra/EUA 2023). Direção: Yorgos Lanthimos. Elenco: Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Ramy Youssef, Vicki Peppertine, Margaret Qualley, Hanna Schygulla, Jerrod Carmichael, Christopher Abbott, Suzy Bemba e Kathryn Hunter. Duração: 141 minutos. Distribuição: Walt Disney Pictures.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de janeiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software