MONSTER

Filme do dia, Slider

O roteirista e diretor japonês Hirokazu Kore-eda vem construindo desde o final da década de 1980 uma sólida e bastante pessoal filmografia. Monster, de 2023, é o primeiro longa que ele dirige com roteiro de outra pessoa. No caso, Yuji Sakamoto, vencedor com esse trabalho do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes. A história apresenta diferentes pontos-de-vista tendo como foco principal a rotina de Minato (Soya Kurokawa) e Yori (Hinata Hiiragi), alunos de uma escola de ensino fundamental. Saori (Sakura Ando), mãe de Minato, ao perceber o estranho comportamento do filho, procura saber o que aconteceu de diferente e descobre que a culpa talvez seja do professor Hori (Eita Nagayama). Mas o roteiro e a maneira como Kore-eda conduz sua narrativa não entregam as coisas fáceis. Trata-se de um rico quebra-cabeça no melhor estilo Rashomon, de Akira Kurosawa, ao apresentar lacunas que nós, espectadores, aos poucos vamos montando a partir das versões mostradas. A mistura que ele faz do drama com o suspense cria um estado de constante tensão. E a frase “se somente algumas pessoas podem tê-la, isso não é felicidade. É apenas absurdo. A felicidade é algo que qualquer um pode ter”, dita a certa altura pela diretora da escola, resume com perfeição o espírito desse delicado filme. Quem conhece a obra de Kore-eda sabe que ele costuma abordar questões familiares. Não é diferente aqui. Só que o cineasta inova ao utilizar uma estrutura que foge da linearidade. Sinal inequívoco de um artista inquieto e criativo que sempre nos surpreende com seus filmes. Em tempo: a bela trilha sonora de Monster foi a última composta por Ryuichi Sakamoto, falecido em março de 2023.

MONSTER (Kaibutsu – Japão 2023). Direção: Hirokazu Kore-eda. Elenco: Sakura Ando, Eita Nagayama, Soya Kurokawa, Hinata Hiiragi, Mitsuki Takahata, Akihiro Kakuta, Shido Nakamura e Yuko Tanaka. Duração: 126 minutos. Distribuição: Imovision.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 4 de dezembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software