CONCERTO PARA BANGLADESH

Filme do dia, Slider

Mais de uma década antes do Live Aid e do USA for Africa, os músicos George Harrison e Ravi Shankar organizaram dois shows beneficentes em Nova York. Esse foi o primeiro evento desse porte realizado no mundo e tinha por objetivo ajudar os refugiados de Bangladesh. As apresentações ocorreram na tarde e na noite do dia 1º de agosto de 1971, no Madison Square Garden, e foram assistidos por mais de 40 mil pessoas. Harrison utilizou seu prestígio de ex-Beatle e reuniu, ao lado de Shankar, um grupo de amigos: Bob Dylan, Ringo Starr, Eric Clapton, Billy Preston e Leon Russel. Tudo foi gravado em áudio e video e viraram o filme e o disco Concerto Para Bangladesh, lançado nos cinemas e nas lojas do mundo todo em 1972. A renda obtida tanto nos shows como advinda dos ingressos e da venda dos LPs ficou a cargo do UNICEF e até hoje gera receita. A abertura ficou com o indiano Ravi Shankar e logo depois George Harrison executou sucessos da época dos Beatles e de seu álbum solo All Things Must Pass. Canções como My Sweet Lord, Wah-Wah e Beware of Darkness foram tocadas juntas com Here Comes the Sun, While My Guitar Gently Weeps e Something. Além dessa especial seleção musical, Bob Dylan, que não se apresentava ao vivo há mais de seis anos, marcou forte presença com Blowin’ in the Wind, Mr. Tambourine Man e Just Like a Woman. Um espetáculo carregado de boa música e em prol de uma causa das mais nobres.      

CONCERTO PARA BANGLADESH (The Concert for Bangladesh – EUA 1972). Direção: Saul Swimmer. Documentário. Duração: 103 minutos. Distribuição: Apple/Fox/Unicef.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 18 de agosto de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software