STAR WARS: EPISÓDIO I – A AMEAÇA FANTASMA

Filme do dia, Slider

Em 1983, a trilogia original de Star Wars, composta pelos Episódios IV, V e VI, foi concluída por George Lucas. A partir daí, a pressão para que ele contasse as histórias ocorridas antes cresceu bastante. Isso só veio a acontecer 16 anos depois, com o lançamento do aguardado Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, filme que daria início à primeira (em termos cronológicos) trilogia da saga criada por Lucas, que tinha aqui um enorme desafio. Uma vez que já havia estabelecido um universo inteiro de personagens, planetas e culturas, além de ter citado parte da história pregressa nos filmes lançados inicialmente, bastaria que ele fosse fiel ao próprio material apresentado entre 1977 e 1983. Parte desse objetivo chegou a ser cumprido. Os cavaleiros Jedi estão de volta e conhecemos Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu jovem aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor). Ainda não existe o Império Galáctico, apesar de ficar evidente sua gestação. Temos no lugar a Federação Comercial que quer forçar a jovem rainha Amidala (Natalie Portman) a assinar um acordo político. No meio disso tudo, Qui-Gon acredita ter encontrado no menino Anakin Skywalker (Jake Lloyd), a chave para restabelecer o equilíbrio da Força. Mas para protegê-lo e treiná-lo ele e Obi-Wan precisarão enfrentar Darth Sidious (Ian McDiarmid) e seu lacaio Darth Maul (Ray Park). Há nesse Episódio I um misto de emoções desencontradas. Ao mesmo tempo em que nos leva de volta àquele mundo de aventura e fantasia que nos cativou, ele nos faz sentir raiva pela falta de ritmo e por personagens equivocados (para não dizer chatos), como é o caso de Jar Jar Binks. Ou simplesmente mal construídos e/ou interpretados, como é o caso de Anakin vivido pelo inexpressivo Lloyd. No mais, de positivo, ficou apenas a constatação de que George Lucas perdeu uma excepcional oportunidade de delegar para pessoas mais talentosas as funções de escrever o roteiro e dirigir o filme. Ele deveria ter ficado apenas na produção.

STAR WARS: EPISÓDIO I – A AMEAÇA FANTASMA (Star Wars: Episode I – The Phantom Menace – EUA 1999). Direção: George Lucas. Elenco: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Ian McDiarmid, Jake Lloyd, Anthony Daniels, Kenny Baker, Pernilla August, Ray Park, Terence Stamp e Samuel L. Jackson. Duração: 136 minutos. Distribuição: Disney+.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 15 de fevereiro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software