DRIVE MY CAR

Filme do dia

Na ativa desde 2003, o cineasta japonês Ryusuke Hamaguchi vem construindo uma carreira com roteirista e diretor. Sua filmografia, bastante sólida nos temas e nas abordagens que faz, é das mais estimulantes, não apenas no Japão, mas no mundo todo. Drive My Car, de 2021, é mais um excepcional exemplo de seu fabuloso talento narrativo. O roteiro, escrito pelo próprio Hamaguchi junto com Takamasa Oe, é uma adaptação do conto homônimo de Haruki Murakami e que consta da coletânea Homens Sem Mulheres, publicada em 2014. Tudo começa centrado no casal Yusuke (Hidetoshi Nishijima) e Oto Kafuku (Reika Kirishima). Ele é um ator e diretor. Ela é uma dramaturga. Os dois carregam uma enorme dor do passado. Uma dor que cresce bastante para Yusuke a partir de um certo ponto da história. Ele então é convidado para encenar uma montagem da peça Tio Vânia, do russo Anton Tchecov, em um teatro de Hiroshima. Lá entra em cena a jovem e discreta Misaki (Toko Miura), que passa a atendê-lo como motorista particular. Misaki, assim como Yusuke, também carrega uma enorme dor do passado. Hamaguchi conduz seu filme fazendo um belo e original trabalho intertextual com o texto de Tchecov. A maioria das cenas acontece dentro do carro, um Saab 900 Turbo de cor vermelha, modelo 1987. Hamaguchi prima por diálogos inspirados e profundos, bem como por mostrar um rigor estético fortemente autoral. Seu cinema não é apressado. Apesar de suas quase três horas de duração, Drive My Car flui que é uma maravilha. Nishijima, Miura e Kirishima transmitem magistralmente a dor que suas personagens sentem no interior de suas almas. Assim como Masaki Okada, que interpreta o ator Koshi Takatsuki e lida com alguns demônios interiores. Indicado ao Oscar 2022 nas categorias de melhor filme, direção, roteiro adaptado e filme internacional, trata-se de uma obra delicada contada de maneira sensível e original. E que consegue passar longe de tudo o que já vimos em outros filmes de estrada.

DRIVE MY CAR (Doraibu Mai Ka – Japão 2021). Direção: Ryusuke Hamaguchi. Elenco: Hidetoshi Nishijima, Toko Miura, Reika Kirishima, Sonia Yuan, Masaki Okada, Park Yu-rim e Jin Dae-yeon. Duração: 179 minutos. Distribuição: MUBI.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 17 de março de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software