ARIZONA DREAM: UM SONHO AMERICANO

Filme do dia, Slider

Primeiro e único longa feito nos Estados Unidos pelo cineasta bósnio Emir Kusturica, Arizona Dream: Um Sonho Americano pode parecer, e efetivamente pareceu, quando de seu lançamento, em 1993, um filme “sem pé nem cabeça”. O roteiro, escrito por David Atkins, a partir de uma história do próprio diretor, nos apresenta o jovem Axel Blackmar (Johnny Depp), que mora em Nova York e tem sonhos estranhos. Seu emprego é estranho também. Certo dia, ele viaja, acompanhado de seu amigo Paul Leger (Vincent Gallo), um aspirante a ator, para o casamento de seu tio Leo Sweetie (Jerry Lewis) com Millie (Paulina Porizkova) uma mulher bem mais nova que ele. Leo vende carros e quer que Axel trabalhe ao lado dele. Axel conhece na empresa do tio a sedutora Elaine Stalker (Faye Dunaway) e sua enteada Grace (Lili Taylor). A partir daí iniciam um romance, bem como um projeto de construção de uma espécie de ultraleve. Arizona Dream é nonsense puro. Talvez, não sei, na cabeça de Kusturica o sonho americano, ou pelo menos o “sonho do Arizona” não faça mesmo muito sentido. Esse tipo de narrativa não me incomoda de jeito nenhum. Pelo contrário, acho que funcionam como bons exercícios de recursos estilísticos. A escalação do elenco é certeira ao trazer atores e atrizes com fortes bagagens pregressas. Isso vale para Johnny Depp (esquisitão); Vincent Gallo (descolado); Jerry Lewis (engraçado e “docinho” como o sobrenome da personagem indica); Faye Dunaway (sensual e sedutora); e Lili Taylor (maluquinha). Curiosamente, o sobrenome das duas é Stalker, que significa “perseguidora”. O que mais me agradou e chamou minha atenção no filme foram as três cenas centradas em Paul. Na primeira, dentro de um cinema, ele dubla uma sequência de Touro Indomável, de Martin Scorsese. Na segunda, ele encena a clássica perseguição do avião de Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock. E na terceira ele dubla o Freddo, em uma cena marcante de O Poderoso Chefão: Parte II, de Francis Ford Coppola.

ARIZONA DREAM: UM SONHO AMERICANO (Arizona Dream – EUA 1993). Direção: Emir Kusturica. Elenco: Johnny Depp, Jerry Lewis, Faye Dunaway, Lili Taylor, Vincent Gallo, Paulina Porizkova e Michael J. Pollard. Duração: 140 minutos. Distribuição: Cannes Home Video.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 24 de março de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software