EDUARDO E MÔNICA

Filme do dia, Slider

“E quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração e quem irá dizer que não existe razão”. É clichê, eu sei. Mas não dá para escrever sobre o filme Eduardo e Mônica, dirigido por René Sampaio, sem usar esses versos da música que o inspirou. Composta em 1982 por Renato Russo e incluída no álbum Dois, do Legião Urbana, lançado em 1986, o compositor prestou homenagem a uma de suas maiores amigas, Leonice de Araújo Coimbra, e seu marido, Fernando Coimbra. Já o diretor, após ter adaptado Faroeste Caboclo, em 2013, converte em filme outro sucesso da banda brasiliense. O roteiro, escrito por Gabriel Bortolini, Jessica Candal, Michele Frantz, Claudia Souto e Matheus Souza, é um achado. Ele consegue preencher com criatividade as lacunas da música e tornar o casal da história mais real e complexo. A ação se passa em Brasília, que pulsa forte como personagem, durante a década de 1980. Eduardo (Gabriel Leone) conhece Mônica (Alice Braga) numa “festa estranha com gente esquisita”. O improvável acontece e os dois, apesar de todas as diferenças que possuem, seja da idade à bagagem cultural, ou do nível social à visão de mundo, se completam “que nem feijão com arroz”. Diferente de sua adaptação anterior, Sampaio acerta brilhantemente dessa vez e nos presenteia com uma linda história de amor que passa longe da pieguice. Mas Eduardo e Mônica não seria o mesmo sem a perfeita química entre Alice Braga e Gabriel Leone. A estrutura narrativa abre espaço para conhecermos muito bem cada um deles. Isso cria no espectador uma empatia instantânea com ambos. Outro acerto importante se faz presente no elenco de apoio. Especialmente, do lado do Eduardo, no avô Bira (Otávio Augusto) e no amigo Inácio (Victor Lamoglia). Apesar da Lei de Coulomb dizer que “a força entre dois corpos será atrativa se os mesmos tiverem cargas opostas”, ela não se aplica no caso de Mônica e Eduardo. Trata-se, na verdade, de algo muito maior e mais forte. A grande lição que fica é a da importância do respeito e da tolerância com quem é diferente de você. É dessa diferença que vem o fortalecimento e a qualidade de qualquer tipo de relacionamento.

EDUARDO E MÔNICA (Brasil 2020). Direção: René Sampaio. Elenco: Alice Braga, Gabriel Leone, Victor Lamoglia, Otávio Augusto, Juliana Carneiro da Cunha, Eli Ferreira, Ivan Mendes, Digão Ribeiro e Fabrício Boliveira. Duração: 114 minutos. Distribuição: Downtown/Paris Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 19 de janeiro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software