A TRAGÉDIA DE MACBETH

Filme do dia, Slider

Joel Coen e seu irmão Ethan começaram a trabalhar juntos profissionalmente, em 1984, quando escreveram, produziram, dirigiram e montaram o neo noir Gosto de Sangue. Ao longo dos 37 anos seguintes os dois mantiveram essa estreita parceria em todos os trabalhos que realizaram. Até que em 2021 Joel assumiu um projeto sozinho como roteirista, produtor, diretor e montador: A Tragédia de Macbeth. A “peça maldita” de William Shakespeare tem aqui uma de suas mais sublimes versões cinematográficas. De fato, trata-se de uma feliz mistura de elementos do teatro e do cinema. Coen nos conta a história de lorde Macbeth (Denzel Washington), que ao voltar de uma guerra encontra três bruxas que lhe falam de uma visão onde ele seria o próximo rei da Escócia. Ao contar isso para sua esposa (Frances McDormand), os dois planejam a morte do atual regente, Duncan (Brendan Gleeson). Temos então, a partir daí, uma série de cruéis e covardes assassinatos para que Macbeth permaneça naquele trono manchado de sangue. Ambição e loucura se encontram. “A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum”. Essa frase resume com perfeição o que é mostrado em cenas magistralmente fotografadas em preto e branco pelo francês Bruno Delnonnel. A inspiração mais evidente do excepcional jogo de luzes e sombras vem do Expressionismo alemão. E essa fotografia encontra nos cenários criados por Stefan Dechant,  Jason T. Clark e Nancy Haigh sua mais perfeita tradução. Não preciso nem dizer que Denzel Washington e Frances McDormand estão maiores que a vida em cena. Mas isso vale para todo o elenco, especialmente para a atriz Kathryn Hunter, que interpreta uma das bruxas. O trabalho corporal dela é, para dizer o mínimo, assombroso. Assumidamente irreal em sua textura, o Macbeth de Joel Coen nos brinda com um apuro técnico e visual de fortíssimo impacto em clima de sonho e pesadelo. O que reforça ainda mais o caráter trágico dessa imortal criação do bardo inglês. Assim como em algumas histórias de terror, é perigoso repetir por três vezes o nome do espírito maligno. O mesmo vale para “Macbeth, Macbeth, Macbeth”. Em tempo: os irmão Coen sempre montaram seus filmes sob o pseudônimo de Reginald Jaynes.

A TRAGÉDIA DE MACBETH (The Tragedy of Macbeth – EUA 2021). Direção: Joel Coen. Elenco: Denzel Washington, Frances McDormand, Alex Hassell, Bertie Carvel, Brendan Gleeson, Corey Hawkins, Harry Melling, Lucas Barker e Kathryn Hunter. Duração: 105 minutos. Distribuição: Apple TV+.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 17 de janeiro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software