MATRIX RESURRECTIONS

Filme do dia, Slider

As irmãs Lana e Lilly Wachowski escreveram e dirigiram em 1999 um dos mais icônicos filmes da última década do século XX. Matrix revolucionou o cinema de ficção-científica ao acrescentar elementos filosóficos questionando realidade e simulação de realidade em uma linguagem pop, com figurinos estilizados, cenas de ação eletrizantes e efeitos especiais criativos. Quatro anos depois tivemos duas continuações, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, que mesmo trazendo novas personagens e expandindo o universo apresentado no primeiro filme, não conseguiram repetir o mesmo frescor da obra original. Agora, passados 18 anos, Lana Wachowski apresenta Matrix Resurrections, quarta parte da franquia que ela criou com a irmã. O roteiro, escrito pela diretora junto com Aleksandar Hemon e David Mitchell, é em essência, uma história de amor. A ação tem início 20 anos após os eventos do terceiro filme. Thomas Anderson/Neo, novamente vivido por Keanu Reeves, é um criador de videogames e tem sonhos e visões recorrentes que fazem com que ele questione se o mundo ao seu redor é real ou não. Nesse contexto, Neo reencontra Trinity (Carrie Anne-Moss), além de velhos amigos da trilogia inicial. Alguns envelhecidos, outros repaginados. Há também gente nova na área, como Bugs (Jessica Henwick). Quem viu os três filmes anteriores pode se perguntar como é possível Neo e Trinity estarem de volta. O roteiro se encarrega de responder todas as questões relativas a isso. Temos aqui mais uma vez o debate filosófico ao lado de elaboradas cenas de ação e de luta. Mas esse retorno ao universo da matriz reserva metalinguagem e autorreferência, que funcionam na maior parte das vezes. Faltou nesse quesito um pouco de freio. No mais, o novo filme revisita o primeiro, de onde extrai boas reciclagens narrativas, ao mesmo tempo em que insere elementos do segundo e do terceiro filmes. Pena que as lembranças desses dois últimos não sejam tão boas assim. De qualquer maneira, Matrix Resurrections é eficiente na atualização do dilema que norteou a franquia. 1999 era bastante diferente de 2021. As pílulas azul e vermelha ofereciam saídas bem distintas e não havia dúvida entre qual delas engolir. 20 anos depois, a percepção do real mudou drasticamente.

MATRIX RESURRECTIONS (The Matrix Resurrections – EUA 2021). Direção: Lana Wachowski. Elenco: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II, Jada Pinkett Smith, Jonathan Groff, Jessica Henwick, Neil Patrick Harris, Priyanka Chopra Jonas, Christina Ricci e Lambert Wilson. Duração: 148 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 22 de dezembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software