RELATOS DO MUNDO

Filme do dia, Slider

Em 2016 a escritora americana Paulette Jiles publicou o romance Relatos do Mundo, que conta a história de Johanna, uma menina alemã de dez anos que havia sido raptada por índios Kiowa. A autora pesquisou a fundo registros de crianças capturadas no interior dos Estados Unidos por nativos indígenas. Muitas delas esqueciam completamente as vidas pregressas que tinham e absorviam por inteiro a cultura da tribo. O diretor britânico Paul Greengrass leu o livro e junto com Luke Davies adaptou o roteiro, que chamou o interesse do ator Tom Hanks, que trabalhara com Greengrass, em 2013, no filme Capitão Phillips. A ação se passa no ano de 1870. Jefferson Kyle Kidd (Hanks) lutou na Guerra da Secessão durante cinco anos e agora viaja pelo Estado do Texas lendo notícias de jornais para as pessoas que pagam 10 centavos para ouvi-las. Certo dia ele encontra Johanna (Helena Zengel) e decide levá-la até a casa dos tios dela. A garota não fala inglês nem alemão. Apenas a língua kiowa. Arredia com todos à sua volta, a comunicação entre ela e Kidd não é das mais fáceis. A convivência, no entanto, termina por estabelecer alguns pontos em comum. Há em Relatos do Mundo elementos de um faroeste de narrativa clássica. Quem se acostumou à câmara nervosa de Greengrass nos filmes da franquia Bourne que ele dirigiu, talvez estranhe o ritmo mais pausado, as imagens contemplativas e os enquadramentos mais abertos. Mas o que realmente importa é a consistente construção das personagens principais. Hanks e Zengel, perfeitos em cena, nos revelam nuances que tornam crível a transformação pessoal pela qual passam. Apesar da previsibilidade da trama, e não há problema algum nisso, Relatos do Mundo defende muito bem seu ponto de vista e estabelece conexões com a realidade atual, tão carente de tolerância, respeito, paciência e educação.

RELATOS DO MUNDO (News of the World – EUA 2020). Direção: Paul Greengrass. Elenco: Tom Hanks, Helena Zengel, Elizabeth Marvel, Ray McKinnon, Mare Winningham, Thomas Francis Murphy, Gabriel Ebert, Fred Hechinger e Bill Camp. Duração: 118 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 7 de março de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software