DESTACAMENTO BLOOD

Filme do dia, Slider

O projeto de Destacamento Blood já existia há algum tempo em Hollywood e quase foi dirigido por Oliver Stone retratando um grupo de veteranos brancos que lutaram no Vietnã. Como não deu certo, um dos produtores procurou Spike Lee e apresentou o roteiro original de Danny Bilson e Paul Demeo. Lee gostou do que leu e assumiu a direção. Um dos fatores que chamou sua atenção foi a semelhança com seu filme favorito, O Tesouro de Sierra Madre, feito em 1948 por John Huston. Depois, junto com o roteirista Kevin Willmott Lee fez algumas mudanças na história, a começar pela formação do grupo de veteranos, que passou a ser composto por soldados negros. A ação começa no presente com quatro sobreviventes do esquadrão que dá título ao filme voltando ao Vietnã para buscar os restos mortais do líder deles, Norman (Chadwick Boseman), que morreu em combate. Além disso há também a procura por um tesouro que ficou enterrado no país asiático. Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Eddie (Norm Lewis) e Melvin (Isiah Whitlock Jr.) confrontam seus demônios interiores nessa jornada e revelam o melhor e o pior de seres humanos em busca de um pouco de paz interior e redenção. Paralelo ao momento atual, temos as lembranças do ocorrido na guerra e essas diferenças temporais são destacadas pelo formato da tela. Há também o fato de os quatro veteranos sobreviventes terem a mesma aparência nos flashbacks. Esse aparente estranhamento pode significar que na verdade eles nunca saíram daquela época. É como se a guerra continuasse viva neles. Produzido pela Netflix, Destacamento Blood reafirma o talento de Spike Lee na discussão de temas relevantes como a questão racial e o posicionamento político. E isso fica evidente, em especial, na utilização do clássico boné com a frase que Donald Trump cansou de repetir durante sua campanha eleitoral e que aparece aqui na cabeça de duas personagens. Em tempo: além da referência direta ao filme de John Huston, há também óbvias citações a Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola.

DESTACAMENTO BLOOD (Da 5 Bloods – EUA 2020). Direção: Spike Lee. Elenco: Delroy Lindo, Jonathan Majors, Clarke Peters, Norm Lewis, Isiah Whitlock Jr., Mélanie Thierry, Paul Walter Hauser, Jasper Pääkkönen, Johnny Nguyen, Lê Y Lan, Jean Reno e Chadwick Boseman. Duração: 154 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 14 de agosto de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software