ZONA DE CRIME

Filme do dia, Slider

Cidade de Deus, dirigido em 2002 por Fernando Meirelles, realmente foi uma grande influência para jovens cineastas do mundo todo. Basta assistir ao filme de estreia do mexicano Rodrigo Plá, Zona de Crime, para perceber a forte inspiração deste clássico recente do cinema brasileiro. O roteiro de Laura Santullo nos conta a história do La Zona (daí o título original), um condomínio fechado da Cidade do México, fortemente protegido por leis próprias e guardas particulares, onde vigora um verdadeiro tribunal de exceção. Ao lado dessa fortaleza existe uma favela, o que acentua a grande diferença social entre os dois grupos de moradores: os ricos do lado de dentro e os pobres do lado de fora. Certo dia, três jovens invadem o lugar para assaltar uma das casas. Avisados pela empregada, os seguranças matam dois dos invasores e o terceiro deles, Miguel (Alan Chávez), consegue escapar. Qualquer semelhança entre a história contada aqui e o noticiário que acompanhamos diariamente em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro não é mera coincidência. E o ritmo quase documental da narrativa de Plá potencializa ainda mais essa sensação de realidade bem próxima de nosso cotidiano.

ZONA DE CRIME (La Zona – México 2007). Direção: Rodrigo Plá. Elenco: Daniel Giménez Cacho, Maribel Verdú, Carlos Bardem, Daniel Tovar, Alan Chávez, Marina de Tavira e Blanca Guerra. Duração: 98 minutos. Distribuição: Dreamland Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 1 de maio de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software