ÁGUIAS AMERICANAS

Filme do dia, Slider

Não foram poucos os filmes produzidos por Hollywood dentro do chamado “esforço de guerra” durante a primeira metade da década de 1940. Muitos cineastas chegaram até a participar do front de batalha na condição de cinegrafistas/documentaristas. Um deles foi Howard Hawks, que dirigiu este Águias Americanas, em 1943. O roteiro escrito por Dudley Nichols conta a história da tripulação do Mary Ann, um avião B-17 da Força Aérea dos Estados Unidos. Ele saiu da Califórnia rumo ao Havaí para mais uma missão de rotina. Só que naquele dia, 06 de dezembro de 1941, véspera do ataque japonês à base de Pearl Harbor, as coisas tomam um rumo inesperado. Eles recebem um aviso do comando maior para participarem de uma ação de combate na Ilha Wake, nas Filipinas. Essa batalha foi chamada de Mar de Coral, onde, ao lado dos australianos, os pilotos americanos lutaram contra os japoneses. Hawks já tinha quase 20 anos de carreira e era um dos diretores mais respeitados do país. Seu estilo seco e direto foi perfeito para narrar essa história que enaltece o caráter humano das personagens, elemento marcante na filmografia do diretor. As eletrizantes cenas de combate aéreo, cirurgicamente montadas por George Amy, lhe deram, merecidamente, o Oscar da categoria.

ÁGUIAS AMERICANAS (Air Force – EUA 1943). Direção: Howard Hawks. Elenco: John Ridgely, Gig Young, Arthur Kennedy, Charles Drake, Harry Carey, George Tobias, Ray Montgomery, Ward Wood e John Garfield. Duração: 124 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 22 de dezembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software