10 SEGUNDOS PARA VENCER

Slider

O boxeador brasileiro Éder Jofre atuou nos ringues ao longo de 20 anos. Nesse período participou de 81 lutas e venceu 75 delas, sendo 52 por nocautes. As seis restantes foram quatro empates e apenas duas derrotas. Sem esquecer que sagrou-se campeão mundial nas categorias de “peso-galo” e “peso-pena”. Seu nome está na galeria dos dez maiores boxeadores de todos os tempos.

A cinebiografia 10 Segundos Para Vencer, dirigida por José Alvarenga Jr., nos  conta a história de Éder Jofre da infância até a consagração com a conquista do segundo título mundial. O roteiro de Thomas Stavros abrange cerca de 30 anos da vida de Éder, vivido no filme por Daniel de Oliveira, tendo como fio condutor a relação dele com seu pai e treinador, Kid Jofre (Osmar Prado).

10 Segundos Para Vencer 1

José Alvarenga Jr. é um diretor que começou carreira na publicidade, depois foi para a televisão, onde conheceu Renato Aragão. Isso o levou ao cinema, onde dirigiu, entre 1988 e 1991, cinco filmes de Os Trapalhões. Sua filmografia é inteira composta por comédias, entre elas grandes sucessos de bilheteria, como Os Normais: O Filme, Divã e Cilada.com. A única exceção é justamente 10 Segundos Para Vencer, seu primeiro drama.

O mais curioso é que, apesar de ser um filme sobre Éder Jofre, o verdadeiro protagonista, ou, pelo menos, a personagem em torno da qual tudo acontece, é a do pai do lutador, que é também seu treinador. E Osmar Prado o representa em toda sua complexidade na medida certa.

10 Segundos Para Vencer 2

A vida de uma pessoa é sempre muito grande para caber em um único filme. Eu, particularmente, prefiro quando se faz um recorte de um momento crucial da vida de alguém. Aqui, temos um pouco da infância do lutador, mas, o recorte maior vai de 1953, quando Éder começou a lutar profissionalmente, até 1973, quando ele ganhou o segundo título mundial. Ao longo desse período fica bem claro o grande amor pela família, que sempre esteve presente em sua carreira, da mesma forma que o amor de Éder por Cida, sua namorada e depois esposa. Esse vínculo forte vínculo familiar explicita o caráter de um homem que sempre lutou pelo pai, por ele mesmo e pelo país.

10 SEGUNDOS PARA VENCER (Brasil 2018). Direção: José Alvarenga Jr. Elenco: Daniel de Oliveira, Osmar Prado, Ricardo Gelli, Sandra Corveloni, Rafael Andrade Munoz, Samuel Toledo e Keli Freitas. Duração: 117 minutos. Distribuição: Imagem Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 27 de setembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software