O MAIS LONGO DOS DIAS

Filme do dia, Slider

Bem antes de Clint Eastwood mostrar a Batalha de Iwo Jima por dois pontos de vista diferentes, o americano e o japonês, o filme O Mais Longo dos Dias nos apresentou os eventos do histórico Dia D pelo olhar americano e alemão. Se você viu a sequência de abertura de O Resgate do Soldado Ryan, que Steven Spielberg dirigiu em 1998, saberá do que estou falando. Aqui o trabalho foi dividido entre cinco diretores. Ken Annakin dirigiu os britânicos. Andrew Marton os americanos. Bernhard Wicki os alemães. Gerd Oswald as cenas dos paraquedistas e Darryl F. Zanuck algumas cenas adicionais. Os três primeiros foram devidamente creditados. Os outros dois, não. Da mesma forma, o roteiro passou por processo semelhante. Apesar de baseado no livro de Cornelius Ryan, que adaptou ele próprio o roteiro principal, a obra também teve episódios adicionais escritos por Romain Gary, James Jones, David Pursall e Jack Seddon. O formato episódico não permite um envolvimento maior entre nós, os espectadores, e os inúmeros soldados/personagens que estão em cena. Mas isso não tira o vigor deste impactante drama de guerra, vencedor do Oscar nas categorias de efeitos especiais e fotografia em preto e branco.

O MAIS LONGO DOS DIAS (The Longest Day – EUA 1962). Direção: Ken Annakin, Andrew Marton e Bernhard Wicki. Elenco: John Wayne, Eddie Albert, Paul Anka, Arletty, Jean-Louis Barrault, Richard Beymer, Hans Cristian Blech, Richard  Burton, Red Buttons e Sean Connery. Duração: 178 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 24 de novembro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software