TRILOGIA DO CÁRCERE

Filme do dia, Slider

A vida de Aly Muritiba, cineasta baiano radicado em Curitiba, daria um filme. E provavelmente, muitos acreditariam se tratar da mais pura ficção. Nascido na pequena Mairi, no interior da Bahia, ele se mudou aos 17 anos para São Paulo. Foi ao cinema pela primeira vez no ano seguinte. Trabalhou como atendente de farmácia e bilheteiro do metrô. Se formou em História pela USP e no último ano do curso, se apaixonou por uma colega do coral da universidade, uma gaúcha que morava na capital paranaense. Ele se mudou para lá em 2006, e trabalhou como agente penitenciário. Disposto a fazer um novo curso superior para reduzir sua carga de trabalho, optou por Cinema, que tinha aulas no período da tarde. E sua vida tomou então um novo rumo. A partir de sua experiência profissional no presídio, ele começou a dirigir curtas-metragens que retratavam aquele mundo. Primeiro, em 2011, veio A Fábrica. Dois anos depois foi a vez de outro curta, Pátio. E no mesmo ano, seu primeiro longa, o documentário A Gente. Os três compõem a Trilogia do Cárcere e abordam a situação carcerária em toda sua extensão. Em A Fábrica, o ponto de vista é o da família dos presidiários e Muritiba aproveita para brincar com nossas expectativas. Em Pátio, como o próprio título adianta, o foco é centrado na rotina dos presos. Fechando o tripé, temos A Gente, que se concentra no dia-a-dia dos agentes penitenciários. Em especial, um deles, Jefferson Walkiu. Acompanhamos aqui um pouco de sua vida, tanto em casa como no trabalho. A Trilogia do Cárcere preenche assim uma lacuna no cinema nacional, acostumado a destacar apenas uma parte do problema. Ela nos mostra, com humanidade, os três lados de uma mesma realidade. E faz isso de maneira objetiva, honesta e inspirada.

TRILOGIA DO CÁRCERE (Brasil 2011/2013). Direção: Aly Muritiba. Elenco: Andrew Knoll, Elona Duvoisin Ferreira, Ludmilla Nascarella, Faustino Matuchenetz Rodriguez, Jefferson Walkiu, Tiago Simioni Andreatta, Luciano Reinaldo Campeão e Manassés da Silva. Duração: 121 minutos. Distribuição: Grafo Audiovisual/Olhar Distribuição.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 1 de janeiro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software