O DESPERTAR DE UM HOMEM

Filme do dia, Slider

O escritor americano Tobias Wolff relatou suas lembranças da adolescência no livro A Vida Deste Rapaz, publicado em 1989. Quatro anos depois, a partir de um roteiro adaptado por Robert Getchell, o diretor Michael Caton-Jones dirigiu o filme O Despertar de Um Homem. A ação se passa nos anos 1950, período em que Caroline (Ellen Barkin), mãe solteira de Tobias (Leonardo DiCaprio), ao conhecer Dwight Hansen (Robert De Niro), decide se casar com ele. Caroline acredita que isso será muito bom não só para ela como para seu filho. Porém, o padrasto se revela autoritário e violento, tanto física como verbalmente. Com isso, só resta a Tobias planejar sua saída de casa. Caton-Jones não procura reinventar a roda. Ciente da força dramática da história e com um elenco bem escalado, onde se destaca DiCaprio, então com 19 anos, atuando em pé de igualdade com o veterano De Niro, O Despertar de Um Homem nos oferece um retrato contundente do clássico “ritual de passagem”. Duas curiosidades: este foi o filme de estreia de Tobey Maguire; e De Niro ficou tão impressionado com o talento de DiCaprio que disse ao amigo Martin Scorsese para ficar de olho no jovem ator. Anos depois DiCaprio e Scorsese trabalharam juntos em diversos projetos.

O DESPERTAR DE UM HOMEM (This Boy’s Life – EUA 1993). Direção: Michael Caton-Jones. Elenco: Robert De Niro, Leonardo DiCaprio, Ellen Barkin, Jonah Blechman, Eliza Dushku, Chris Cooper, Carla Gugino e Tobey Maguire. Duração: 115 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 12 de setembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software